TJSP participa de fóruns sobre juizados especiais, mediação e conciliação

Eventos foram sediados pelo TJPR.

 

        O Tribunal de Justiça de São Paulo participou da 50ª Edição do Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje) e da 12ª Edição do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec), realizados pela 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), em Foz do Iguaçu, entre os dias 30/11 e 2/12. Os encontros tiveram como temas “Os desafios da Justiça 4.0 e as Demandas Predatórias Diante do Acesso à Justiça” e “A importância dos métodos adequados de solução de conflitos para a valorização emancipadora do ser humano”.

        O TJSP foi representado pelo desembargador José Jacob Valente, coordenador do Conselho Supervisor do Sistema de Juizados Especiais, e pela desembargadora Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). O objetivo dos eventos é a discussão de políticas judiciárias para aprimoramento do sistema dos Juizados Especiais e dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) em todo o país.

        Ao longo dos três dias, magistrados e servidores discutiram temas como honorários advocatícios e custas; Cejusc Saúde; mediação familiar e autonomia privada; superendividamento do consumidor; uniformização de jurisprudência; inovação, tecnologia e crimes cibernéticos. Na abertura do evento, o presidente do TJPR, desembargador José Laurindo de Souza Netto, destacou que ser necessário romper com alguns tradicionalismos no meio jurídico. “Esse momento da contemporaneidade é de desjudicializar, desprocessualizar e buscar a solução dos conflitos, principalmente no momento em que vivemos, de grandes adversidades”, afirmou o magistrado. A 2ª vice-presidente do TJPR, desembargadora Joeci Machado Camargo, destacou que os litígios que correm nos Juizados e nos centros de conciliação marcam o dia a dia da sociedade.

        Os fóruns são realizados semestralmente e promovem discussões de cunho prático e legal nos procedimentos dos juizados especiais, propondo enunciados que possuem grande importância para a interpretação, bem como para a integração dos dispostos na Lei nº 9.099/95, que orientam operadores do Direito, mas sem efeito vinculante.

 

        Comunicação Social TJSP – GC (texto) / TJPR (fotos)    
        imprensatj@tjsp.jus.br

 

        Siga o TJSP nas redes sociais:
        www.facebook.com/tjspoficial
        www.twitter.com/tjspoficial
        www.youtube.com/tjspoficial
        www.flickr.com/tjsp_oficial
        www.instagram.com/tjspoficial

        www.linkedin.com/company/tjesp   

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP