Comissão de Gestão da Memória do TJSP visita o Museu Republicano de Itu

Local abriga acervo de autos judiciais.

A Comissão de Gestão da Memória do Tribunal de Justiça de São Paulo e desembargadores coordenadores de Circunscrições Judiciárias realizaram visita técnica ao Museu Republicano Convenção de Itu no último dia 27. Na ocasião foi promovido intercâmbio de informações como forma de preparação para a próxima edição do projeto “Visita Telepresencial Memória TJSP”, que será realizada no dia 24/2 (sexta-feira) e terá Itu como a Circunscrição Judiciária convidada.
Fizeram parte da comitiva os desembargadores Antônio Rigolin (coordenador da 20ª Circunscrição Judiciária – Itu) e Roque Mesquita (coordenador adjunto da 19ª Circunscrição Judiciária – Sorocaba); o juiz Carlos Alexandre Böttcher (integrante do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário e da Comissão de Gestão da Memória do TJSP) e o servidor do Museu da Justiça paulista Bruno Bettine. O grupo foi recebido pela professora Ana Paula Nascimento, supervisora substituta do Museu Republicano, e pelos servidores Alzira Nóbrega e Jonas Soares de Souza. A Comissão de Gestão da Memória do TJSP é presidida pelo desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho.
O Museu está instalado no local em que se realizou, em 18 de abril de 1873, a Convenção Republicana de Itu, reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país, marco da fundação do Partido Republicano Paulista. O foco da visita técnica esteve no acervo cartorário das Comarcas de Itu e de Porto Feliz, do final do século XVIII a meados do século XX, custodiados no Museu Republicano em virtude de convênio celebrado com o TJSP.

Visita Telepresencial Memória TJSP
A iniciativa tem como objetivo compartilhar com a sociedade o rico patrimônio cultural de natureza arquitetônica, arquivística, bibliográfica e museológica do Poder Judiciário paulista.
A série de visitas é oferecida nas últimas sextas-feiras de cada mês (a partir de fevereiro), sempre às 11 horas. O próximo evento acontece no dia 24 de fevereiro e terá Itu como a Circunscrição Judiciária convidada. As inscrições podem ser realizadas pelo link.
Em cada edição são convidados magistrados e servidores de uma Circunscrição Judiciária de cada uma das dez Regiões Administrativas Judiciárias (RAJs), além do público em geral. Após o evento, o conteúdo editado estará disponível na playlist “Memória do Poder Judiciário” no canal oficial do TJSP no YouTube. Confira também o calendário das próximas visitas.

Com informações do MRCI-USP.

Comunicação Social TJSP – GC (texto) / Priscila Nery – MP/MRCI-USP (fotos) 
imprensatj@tjsp.jus.br

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial    
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp  

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP