Comissão de Acessibilidade e Inclusão aborda avanços e projetos

Práticas e ferramentas inclusivas debatidas em reunião.
 
Integrantes da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça de São Paulo se reuniram ontem (30), no Fórum João Mendes Júnior, para tratar de temas relacionados a práticas e ferramentas de inclusão. A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão e coordenador da Diretoria de Apoio aos Servidores (Daps), desembargador Irineu Jorge Fava, com a participação do juiz substituto em 2º Grau José Augusto Genofre Martins, da diretora da Daps, Patrícia de Rosa Pucci Canavarro, e outros integrantes do grupo.
Entre os temas abordados estavam iniciativas da Seção de Acessibilidade, como o envio de e-mail marketing mensal com conteúdo sobre o tema; a realização de eventos relacionados à acessibilidade em datas comemorativas e a divulgação de ações nas redes sociais do Tribunal, como, por exemplo, o webinário alusivo ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, que acontecerá na próxima terça-feira (4). Também foram tratados projetos que começam a entrar em prática de forma experimental, como aulas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e cursos de capacitação aos agentes de fiscalização do Fórum João Mendes Júnior, voltado ao atendimento inclusivo. “É um projeto-piloto que será iniciado no fórum central”, contou o presidente da comissão.
A diretora Patrícia Pucci terá encontros com a Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência para implementar ações no TJSP. O juiz José Augusto Genofre Martins lembrou que as inciativas desenvolvidas pela comissão fazem parte Planejamento Estratégico (PE) 2021/2026, em especial os objetivos 20 (Ampliar a acessibilidade e inclusão) e 4 (Capacitar os agentes públicos).
O desembargador Irineu Fava salientou que há muitos avanços a serem conquistados, mas que o TJSP atualmente conta com boa estrutura de apoio aos servidores e “a Presidência do Tribunal não tem medido esforços para aprimorar a acessibilidade e a inclusão”. Também foi anunciada parceria com o Museu Paulista (Museu do Ipiranga), que viabilizará visita monitorada, exclusiva para servidores e magistrados do TJSP, voltada para acessibilidade.
Temas como aposentadoria especial, disponibilização de equipamentos para tecnologia assistiva, normativa sobre trabalho reduzido e cessão de teletrabalho também foram debatidos com representantes dos servidores. Fizeram uso da palavra a diretora de Frequência e Benefícios, Claudia Mendes Carvalho Emerick e a coordenadora de Perícias e Exames, médica judiciária Daniele Perroni Kalil, ambas da Secretaria de Gestão de Pessoas do TJSP.
Participaram da reunião representantes da Associação dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (Assojuris), Associação dos Servidores do Judiciário do Estado de São Paulo (Ajesp), Associação Servidores Tribunal Justiça (Assetj), Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo (Aojesp) e Associação Paulista dos Técnicos Judiciários (Apatej).
 
Comunicação Social TJSP – GC (texto) / RO (fotos) 
 
Siga o TJSP nas redes sociais:

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP