TJSP na Mídia: Estadão repercute expansão do Judiciário paulista em seus 150 anos

Do primeiro processo ao sesquicentenário. 
 
O jornal O Estado de S. Paulo publicou, hoje (22), reportagem sobre a expansão do Tribunal de Justiça de São Paulo nos seus 150 anos de história. A matéria narrou a trajetória da Corte desde o primeiro processo, quando era presidida por Tristão de Alencar Araripe. O texto também aborda o protagonismo em momentos históricos, como a Revolução Constitucionalista de 1932, e o avanço tecnológico.  
O jornalista Heitor Mazzoco relembrou a época em que as sentenças deixaram de ser manuscritas e passaram para as máquinas de escrever. Destacou alguns processos  emblemáticos, julgados pelos magistrados paulistas: casos de repercussão como o crime da mala, o crime do restaurante chinês, bandido da luz vermelha, entre outros, e que estão disponíveis na Exposição Condenados ou Absolvidos?
O edifício que acomoda a sede do TJSP, projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, também foi mencionado pelo repórter. “O Judiciário paulista apenas cresceu no último século e meio, como a estrutura mostra, para dar guarida às necessidades de uma população que só aumentava. A construção do Palácio da Justiça mostra como São Paulo cresceu de maneira rápida na virada do século 19 para o 20 com a chegada de milhares de imigrantes”, escreveu na matéria. 
Em entrevista ao Estadão, o coordenador do Museu do TJSP, presidente da Comissão de Gestão da Memória e integrante da Comissão Especial em Comemoração do Sesquicentenário, desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho, falou sobre a trajetória da Corte. “Tivemos crimes, julgamentos de repercussão, mas o tribunal se manteve como veleiro no oceano. Vem a tempestade, mas ele continua. É inexplicável. Cada renovação, cada promoção, cada juiz novo, os advogados, promotores e defensores públicos formam uma solução. O tribunal é esse todo, essa massa jurídica, os operadores, todos”, declarou. “O que mais me tocou foi a incolumidade, porque o tribunal chega a 150 anos com dignidade, cabeça erguida, com trabalho em dia, produção. O que me impressiona é a segurança com que a instituição é conduzida”, afirmou ao veículo. 
 
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / LF (arte)  
 
Siga o TJSP nas redes sociais: 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP