Desembargador Danilo Panizza é homenageado em última sessão antes da aposentadoria

Mais de 42 anos de dedicação ao TJSP. 
 
O desembargador Danilo Panizza Filho foi homenageado, hoje (5), em sua última sessão na 1ª Câmara de Direito Público. O magistrado, que se aposenta nos próximos dias após 42 anos de judicatura, foi saudado por colegas em solenidade conduzida pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira, representando o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, na presença dos presidentes das Seções de Direito Público e Privado do TJSP, desembargadores Ricardo Cintra Torres de Carvalho e Heraldo de Oliveira Silva, respectivamente, além de outros magistrados, advogados, servidores, amigos e convidados. 
O desembargador Wanderley José Federighi, presidente da Seção de Direito Público no biênio 2022/2023, abriu as homenagens falando sobre sua amizade com Danilo Panizza há quase quatro décadas. “Temos as mesmas noções de valores, a obediência à letra da lei e o respeito à tradição do nosso querido TJSP. Hoje, com sua saída, perdemos um dos maiores e mais dedicados juízes. Declaro admiração, respeito e amizade incondicionais”, disse. 
Iniciando as homenagens dos colegas da 1ª Câmara de Direito Público, o presidente do colegiado, desembargador Vicente de Abreu Amadei, destacou a gratidão pelos anos de convivência. “É uma imensa honra ter conhecido Vossa Excelência, muito obrigado pelo bem que fez a todos nós. Todo o aprendizado que tivemos foi muito caro”, disse. 
Em seguida, os demais integrantes da Câmara demonstraram o carinho pelo homenageado. O desembargador Luís Francisco Aguilar Cortez falou sobre a “tranquilidade em trabalhar com alguém que sempre busca o que é justo”. “Ficará longe dos prazos e dos despachos, mas o seu bom humor e felicidade me acompanharão sempre”, afirmou o desembargador Rubens Rihl Pires Corrêa.  
O desembargador Luís Paulo Aliende Ribeiro ressaltou que o homenageado “marca a Magistratura com modéstia e humildade em seu trabalho”. “Quando cheguei ao Tribunal, fui bem acolhido e pude desfrutar de sua amizade”, contou o juiz substituto em 2º grau Marcos Pimentel Tamassia.  
O presidente da Seção de Direito Público do TJSP, desembargador Ricardo Cintra Torres de Carvalho, também homenageou o magistrado. “Olhando para trás, podemos ver sua dedicação, sempre fazendo a diferença em todas as pessoas. Que você encontre, nessa imensidão de coisas que fez, o impulso para ser mais feliz ainda”, almejou. 
Ao longo da sessão, outros amigos presentes saudaram Danilo Panizza Filho. “Sou afortunado por ter trabalhado com Vossa Excelência”, ressaltou o procurador de Justiça Leandro Pereira Leite, que atua junto à 1ª Câmara de Direito Público. “Um exemplo de como um juiz exerce seu poder no ato de servir. Sempre foi uma referência de comprometimento com a função e deixará um vácuo difícil de ser preenchido”, sintetizou o desembargador Paulo Magalhães da Costa Coelho, presidente da Seção de Direito Público no biênio 2020/2021. “De sensibilidade ímpar, sempre foi mais do que um chefe, um amigo para todos nós”, disse a servidora aposentada Lidya Gonsalez.  
Encerrando as homenagens, o vice-presidente do TJSP, desembargador Beretta da Silveira, enalteceu a dedicação do amigo durante toda a carreira. “Somos do 147º concurso da Magistratura e hoje completamos 42 anos e dois meses da nomeação. Vossa Excelência deixa sua história, seu legado e sua amizade, que permanecem não somente na 1ª Câmara de Direito Público, mas em todo o Tribunal de Justiça de São Paulo”, afirmou.  
Com sucintas e afetuosas palavras, o desembargador Danilo Panizza demonstrou gratidão aos colegas magistrados e servidores. “Em tudo o que fiz, contei com a colaboração de todos. Agradeço aos esforços daqueles que trabalharam comigo, tenho somente boas recordações”, declarou. 
 
Danilo Panizza Filho – nasceu em Santos, em 1949. Formou-se pela Faculdade de Direito Padre Anchieta, turma de 1976. Ingressou na Magistratura em 1982, nomeado juiz substituto na 5ª Circunscrição Judiciária, com sede em Jundiaí. Atuou nas comarcas de Socorro, Porto Feliz e na Capital. Foi removido a juiz substituto de 2º Grau em 2001 e promovido a desembargador em 2006.  
 
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / LC (fotos) 
 
Siga o TJSP nas redes sociais: 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP