TJSP instala duas novas Unidades de Processamento Judicial em Santo Amaro

Busca constante pela eficiência na prestação jurisdicional. 

O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou, hoje (5), duas novas Unidades de Processamento Judicial (UPJs) no Fórum de Santo Amaro, que atenderão às demandas da 1ª à 4ª Varas Cíveis e da 5ª à 8ª e 15ª Varas Cíveis do Foro Regional. A solenidade, conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, contou com a presença também do corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Eduardo Loureiro. 
Em seu discurso, o presidente Fernando Torres Garcia destacou que a região representa a maior área territorial de um foro regional na cidade de São Paulo, com movimento processual equivalente a um terço de toda a Capital, e ressaltou o interesse e a busca constantes do Tribunal na implementação de soluções que melhorem a prestação de serviços. “A UPJ faz com que todo o trabalho se racionalize, proporcionando melhor utilização dos recursos humanos e otimização no uso dos espaços físicos. Nosso objetivo com a instalação das UPJs, que hoje são uma política institucional do tribunal, é dar ao cidadão que mora nesta vasta região uma Justiça de qualidade, rápida e eficiente”, afirmou o desembargador. 
A diretora do Foro Regional de Santo Amaro, juíza Fabiana Feher Recasens, destacou os benefícios trazidos pela instalação. “Estamos muito felizes com a criação das novas unidades e seguiremos empenhados em cumprir as metas do Tribunal para uniformizar o trabalho cartorário e dar mais celeridade aos nossos três milhões de jurisdicionados.” 
O presidente da 102ª Subseção de Santo Amaro da Ordem dos Advogados do Brasil, Alexandre Fanti Correia, salientou a importância da melhoria na prestação jurisdicional para a região, que tem rápido crescimento com a expansão imobiliária e a instalação de novas empresas. “Gostaria de agradecer ao presidente pelo olhar atencioso com Santo Amaro, que representa um dos maiores fóruns do Brasil em número de distribuições e de pessoas atendidas diariamente. Tenho certeza de que o serviço será muito bem desenvolvido”, elogiou. 
Após a solenidade, o presidente Fernando Antonio Torres Garcia – acompanhado do corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, do juiz assessor da Presidência (Gabinete Civil) Rodrigo Nogueira e de magistrados do Foro Regional de Santo Amaro – visitou as instalações das novas UPJs e acompanhou o trabalho realizado pelos servidores. 
As Unidades de Processamento Judicial recém-instaladas terão como corregedores os juízes Fabiana Feher Recasens (1ª a 4ª Varas) e Sérgio Ludovico Martins (5ª a 8ª e 15ª Varas) e serão compostas pelos juízes Guilherme Silva e Souza (1ª Vara Cível); Fernando Henrique Masseroni Mayer e Cindy Covre Rontani Fonseca (2ª Vara Cível); Claudio Salvetti D’Angelo e Fabrício Stendard (3ª Vara Cível); Marian Najjar Abdo e Jéssica de Paula Costa Marcelino (4ª Vara Cível); Marina San Juan Melo e Eurico Leonel Peixoto Filho (5ª Vara Cível); Luiz Raphael Nardy Lencioni Valdez e Emanuel Brandão Filho (6ª Vara Cível); Renata Longo Vilalba Serrano Nunes (7ª Vara Cível), Claudia Longobardi Campana e Adriana Marilda Negrão (8ª Vara Cível); Mariah Calixto Sampaio Marchetti e Márcia Blanes (15ª Vara Cível). 
Também prestigiaram a solenidade a defensora pública coordenadora da Região Sul da Capital, Silvia Caniver Drago; a coordenadora da Associação Paulista de Magistrados no Foro Regional de Santo Amaro, juíza Alena Cotrim Bizzarro; o conselheiro da OAB SP, Flavio Paschoa Junior, representando a presidente Patricia Vanzolini; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, cel PM Miguel Elias Daffara; o chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, delegado Tiago Antonio Salvador; os secretários Fábio Makoto Tagliaferro Yokoyama (Administração e Abastecimento/SAAB) e Nelson Gonçalves Gomes Júnior (Primeira Instância SPI; magistrados, integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública, advogados, servidores e jurisdicionados. 
Unidade de Processamento Judicial (UPJ) - Conhecido como “Cartório do Futuro”, o projeto inovador foi desenvolvido pelo TJSP em 2014 para adequar ofícios judiciais à realidade do processo digital e hoje conta com 46 unidades em todo o Estado, abrangendo 207 varas.  As UPJs unificam quatro ou mais ofícios de mesma competência para processamento e cumprimento das determinações judiciais e adota uma nova divisão de tarefas possibilitando a otimização de recursos. As varas atreladas à UPJ permanecem independentes e os gabinetes dos juízes recebem reforço no quadro funcional, com equipe que auxilia os magistrados nos atos decisórios. Estudos mostram que o modelo gera aumento de produtividade de 60% em comparação ao formato tradicional das unidades. 
 
Mais fotos no Flickr. 
 
Comunicação Social TJSP – FS (texto) / KS (fotos) 
 
Siga o TJSP nas redes sociais: 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP