Abril Azul: Conscientização e combate à discriminação sobre o Transtorno do Espectro Autista

Ação busca construir um mundo inclusivo. 

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) apoia a campanha Abril Azul, dedicada à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), um transtorno do neurodesenvolvimento que impacta a comunicação e a interação social. O objetivo do movimento é promover a inclusão dos cerca de 2 milhões de autistas no Brasil e combater estigmas, com foco no combate à discriminação.
Cada pessoa autista é única e nem todos têm as mesmas características. No entanto, alguns comportamentos comuns são o apego excessivo a rotinas, ações repetitivas, uso recorrente de linguagem, forte interesse em coisas específicas, entre outras. O Transtorno do Espectro Autista é classificado em três níveis de suporte: leve, permitindo interações sociais complexas e interesses restritos; moderado, para facilitar a comunicação, a interação social e as atividades diárias; e extenso, para auxiliar na comunicação, na interação social e nas atividades básicas.
O diagnóstico do TEA é realizado por uma equipe multidisciplinar a partir de observações, entrevistas com os pais e aplicação de instrumentos específicos, geralmente aos 4 e 5 anos de idade. Detectar o TEA precocemente e realizar o acompanhamento adequado são essenciais para o desenvolvimento das habilidades e da autonomia. Quanto mais cedo for iniciado, melhores serão os resultados.

 

 

Comunicação Social TJSP – GC (texto) / MK (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais: 

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP