TJSP divulga lista das 100 instituições com mais processos na Justiça estadual

        O Tribunal de Justiça de São Paulo, em cumprimento à Ação Estratégica nº 3 para 2010, do Conselho Nacional de Justiça, disponibiliza a lista com o nome das 100 maiores instituições litigantes (pública ou privada), que possuem processos na Justiça estadual. Os primeiros colocados são, em sua maioria, instituições bancárias.  
        Para a compilação, o TJSP levou em consideração as duas bases de dados utilizadas até o momento: o Sistema SAJ e o Sistema Prodesp. Já há estudos para que o Poder Judiciário de São Paulo tenha seus dados centralizados em único sistema.
        Dentre os 100 maiores litigantes da Capital e Interior (clique aqui) a dianteira está com a Telefônica, com 54.547 processos (723 como autora e 53.824 como ré).  
        No Interior (clique aqui), o Banco Nossa Caixa também encabeça a fila (87.796), enquanto que na Capital (clique aqui), o Bradesco é o primeiro colocado (19.989). 
        Na segunda instância (clique aqui) os três primeiros postos são ocupados pela Fazenda do Estado de São Paulo (255.388), Instituto Nacional de Seguro Social – INSS (136.032) e Prefeitura de São Paulo (56.210). 
        No colégio recursal (clique aqui), instância que corresponde ao 2º grau dos juizados especiais e abrange as unidades Central, Santana, Santo Amaro, Lapa, Penha e Santos o Banco Itaú toma a dianteira (4.310). 
        A lista das instituições que mais recorrem à Justiça foi definida como Ação Estratégica durante o 1º Workshop dos Gestores das Metas 2010, realizado no início do ano, em Brasília. Os participantes do workshop definiram as regras a serem seguidas para elaboração da relação. Entre elas, o fato de que serão consideradas apenas empresas ou entidades na relação. 
        As ações estratégicas do CNJ para 2010: 1) plano de ação para os tribunais que ainda não cumpriram as Metas de Nivelamento de 2009; 2) Ano da Justiça Criminal, com ações para reduzir a zero o número de presos em delegacias, entre outros objetivos; 3) Publicação dos maiores litigantes; 4) Implantação de juizados especiais da fazenda pública; 5) Criação de centro de capacitação de servidores.

        Assessoria de Imprensa TJSP – RS (texto) / AC (foto)

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail