EXPOSIÇÃO - DO PAPEL À ERA DIGITAL

Apresentação


Exposição - Do Papel à Era Digital Organizada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, exibe informações e imagens de 29 processos selecionados pela equipe do Programa de Gestão Documental, da Secretaria de Primeira Instância. São casos que mantêm relação com fatos históricos e jurídicos que nortearam os rumos do país.

O visitante partilhará de um panorama da documentação processual, década a década ao longo dos quase 150 anos de história do Tribunal, o que lhe permitirá uma reflexão sobre como a Corte Bandeirante acompanhou, ao longo do tempo, as inovações tecnológicas que determinaram novas formas de registro de informações, do papel à era digital.

O objetivo é provocar a aproximação entre a instituição e todos aqueles que forjaram sua identidade, sensibilizando o público para o exercício da cidadania, a valorização dos documentos e a necessidade de sua preservação.

Gestão Documental

Em 2009, o Tribunal de Justiça de São Paulo iniciou seu Programa de Gestão Documental, responsável pela organização, seleção, classificação, avaliação e destinação de processos arquivados. Reflexo da aplicação desse programa e seus instrumentos arquivísticos, foi criada a Reserva Técnica, um espaço físico, estratégico, destinado à preservação e conservação dos processos classificados como de importância histórica e valor permanente. Nesta pioneira exibição estão algumas ações selecionadas dentre os mais de cem processos já custodiados pelo setor.

A importância na preservação desses documentos está no conhecimento sobre o passado de homens e mulheres, sobre a história e as transformações ocorridas ao longo do tempo, seja no direito, seja na sociedade. Trata-se de patrimônio público insubstituível, fontes informativas originais de ações político-administrativas, antropológico-sociais, econômicas e morais de um povo.