#ParaTodosVerem: Campanha Não se Cale! 2023. Bullying não é legal e é problema de todos nós. Abaixo, ilustração de uma garota triste, e à sua volta diversas pessoas ignorando-a.
#ParaTodosVerem: Sinais de que alguém esteja sofrendo bullying: Sinais de agressão, como machucados e hematomas; Recusa em frequentar a escola; Diminuição do rendimento e das notas; Baixa autoestima e isolamento; Ansiedade; Agressividade. Ao lado, ilustração de um garoto encolhido.
#ParaTodosVerem: Tipos de bullying. Verbal: insultos, xingamentos, apelidos pejorativos e preconceituosos. Sexual: assédios e abusos. Psicológico: perseguições, manipulações, chantagem, discriminação, intimidação e ameaças. Ilustração de diversas mãos apontando os dedos em sinal de acusação.
#ParaTodosVerem: Tipos de bullying. Físico: agressões e ações com contato físico. Social: disseminação de boatos, mentiras e acusações, ignorando, isolando e excluindo a vítima. Cyberbullying: perseguição, humilhação, intimidação, agressão e difamação nas redes sociais e aplicativos de mensagem, por exemplo. Ilustração de computador e celular com sinais simbolizando xingamentos.
#ParaTodosVerem: Alerta aos responsáveis. Cuidado com o sharenting! O que é? É o compartilhamento excessivo de fotos, vídeos, rotina e informações sobre os filhos nas redes sociais. A prática pode gerar riscos à criança e ao adolescente e torná-los alvo de criminosos ou de cyberbullying, além de potencialmente violar sua privacidade. Ilustração de postagem em rede social de uma criança acariciando um cachorro.
#ParaTodosVerem: Bullying não é brincadeira. Não se cale! Proteja nossas crianças e adolescentes. Ao lado, figura do ursinho de pelúcia, símbolo da campanha. Encerra-se com o logotipo da Coordenadoria da Infância e da Juventude e redes sociais do Tribunal de Justiça de São Paulo @tjspoficial.
#ParaTodosVerem: Campanha Não se Cale! 2023. Bullying não é legal e é problema de todos nós. Saiba identificar. Abaixo, ilustração de um garoto triste sendo xingado por outro.
#ParaTodosVerem: Vítima: Ignorar não é a solução. Não fique em silêncio. Peça o apoio da família, dos amigos e da escola. Não se cale, denuncie! Você não tem culpa: violência e perseguição não precisam de motivo. Todo mundo merece respeito! Registre tudo, principalmente se as agressões forem pela internet. Ao lado, ilustração de uma garota no centro de um alvo.
#ParaTodosVerem: Você pratica bullying? Nem toda brincadeira tem graça, pode fazer com que o alvo se sinta exposto, desrespeitado e envergonhado. Saiba parar. Peça desculpas: reconhecer o erro é o primeiro passo. Ao lado, ilustrações de dois emojis, um com um sorriso maldoso e outro de “deslike”.
#ParaTodosVerem: Consequências existem! Perseguição, humilhação, insultos e preconceito podem ser punidos com a lei. Sendo o agressor menor de idade, a reparação pelos danos morais e materiais será de seus responsáveis (artigo 932, inciso I e II, Código Civil). Ilustração de megafone e raios.
#ParaTodosVerem: Discriminação é crime! Excluir ou humilhar em razão de gênero, raça, orientação sexual ou religião pode gerar punições civis e criminais. A denúncia pode ser feita no disque 100 ou diretamente na delegacia ou Ministério Público. Ao lado, ilustração de um escudo com a balança da justiça.
#ParaTodosVerem: Fundo branco com diversas manchas de tinta rosa, azul, preto e amarelo. Ao centro, o título da campanha “Não se Cale!” e, ao lado, a ilustração de um megafone. 18 de maio – Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Denuncie, disque 100. Encerra-se com a ilustração de um ursinho de pelúcia.
#ParaTodosVerem: foto de uma mão segurando um ursinho de pelúcia. Abaixo, o texto: assédio sexual é o comportamento de caráter sexual a fim de perturbar ou constranger. Abuso sexual verbal são conversas com conteúdo sexual, com intuito de despertar interesse ou incômodo na criança ou adolescente.
#ParaTodosVerem: Texto: ligações obscenas é um tipo de abuso sexual verbal. Ao lado, foto de um celular tocando. Exibicionismo é o ato de mostrar os órgãos genitais ou se masturbar na presença de criança ou adolescente. Ilustração de uma mão dando a entender que vai tocar em algo.
#ParaTodosVerem: foto de parte de uma mão segurando ursinho de pelúcia pelo braço, e texto: assédio sexual é o comportamento de caráter sexual a fim de perturbar ou constranger. Abuso sexual verbal são conversas com conteúdo sexual, com intuito de despertar interesse ou incômodo na criança ou adolescente.
#ParaTodosVerem: foto de ursinho de pelúcia com as mãos nos olhos e texto: ligações obscenas é um tipo de abuso sexual verbal. Exibicionismo é o ato de mostrar os órgãos genitais ou se masturbar na presença de criança ou adolescente.
#ParaTodosVerem: foto de ursinho de pelúcia sentado, com as mãos no rosto e texto: voyeurismo é observar atos ou órgãos sexuais alheios sem consentimento. Grooming é aliciar menores na internet para benefícios sexuais.
#ParaTodosVerem: foto de ursinho de pelúcia e texto: estupro de vulnerável. Praticar conjunção carnal ou ato libidinoso com menor de 14 anos. Ato libidinoso é todo ato de cunho sexual como passar a mão, se esfregar, beijar etc.