MUSEU

Apresentação

Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo

Criado pela Portaria 2815/95, o Museu do Tribunal de Justiça, tem por principal objetivo preservar e divulgar os elementos materiais relacionados à vida e tradições do Poder Judiciário Paulista. Inaugurado em 1º de fevereiro de 1995, no Palácio da Justiça, este setor cultural tem por função realizar a levantamento de todo acervo histórico existente no Estado de São Paulo, a fim de designar locais adequados à sua exposição, bem como proceder à necessária catalogação e preservação.


Pela montagem de núcleos permanentes e exposições temporárias, cumpre a importante missão de preservar para as novas gerações a história e os objetos ligados à evolução do Poder Judiciário Paulista, com destaque aos eminentes vultos do passado que marcaram época desde a implantação do “Tribunal da Relação”, em 1874, na então província de São Paulo.


O Museu do Tribunal, desde 2007, encontra-se sediado no Palacete Conde de Sarzedas, onde mantém importantes coleções atinentes à criação e evolução do Poder Judiciário paulista, bem como dois núcleos de exposições permanentes, localizados no Palácio da Justiça, “Sala Desembargador Emeric Levai” e “Espaço Cultural Poeta Paulo Bomfim” . Exposições temporárias – itinerantes são inauguradas junto à “Sala dos Passos Perdidos” – hall de circulação principal da Sede do Poder Judiciário.



Visita Monitorada

Museu do Tribunal

A sede do Museu do Tribunal, Palacete Conde Sarzedas, pode ser visitado individualmente, por grupos de visitantes e estudantes, nos dias úteis, das 11 as 17. As visitas para grupos devem ser agendadas antecipadamente, pois são acompanhadas por monitores.


Para agendamento entrar em contato com a Coordenadoria de Museu (DRI-4) pelos telefones: (0XX11) 3295-5819 / 5816 / 5815


Palácio da Justiça

Palácio da Justiça

O Palácio da Justiça, sede do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, pode ser visitado individualmente ou por grupos de visitantes mediante prévio agendamento junto à Coordenadoria de Relações Públicas.


Para agendamento entrar em contato com a Coordenadoria de Relações Públicas (DRI-3) pelos telefone: (0xx11) 3112-1246


Horário de funcionamento do Palácio da Justiça:

- 9 às 19 (para funcionários e advogados)

- 12h30 às 19 (para o público em geral)


Tour Virtual

Imagem 360º ou Panorâmica. Conheça o Museu do Tribunal e o Palácio da Justiça através de um tour virtual!
Faça um Tour Virtual pelo Museu da Justiça
Faça um Tour Virtual pelo Museu da Justiça