TJ Sustentável – programa estimula uso racional de recursos

Redução do consumo de água é um dos objetivos.

 

        São Paulo está praticamente sem chuva há quase 80 dias e, pelas notícias divulgadas pela imprensa, os níveis dos reservatórios estão baixos. O uso racional da água é essencial para o futuro do planeta e o Tribunal de Justiça de São Paulo, ciente de sua responsabilidade socioambiental como instituição pública, busca estimular o consumo consciente entre servidores, magistrados e demais frequentadores do Judiciário por meio do programa TJ Sustentável.

        A colaboração de cada um é essencial para a economia de recursos naturais. Esse é justamente o slogan do projeto: Sua ação pode mudar o mundo! Medidas simples – em casa e no trabalho – podem facilmente racionalizar o uso de água:

        - Ao lavar as mãos, escovar os dentes ou fazer a barba, feche a torneira;

        - Verifique vazamentos;

        - Desligue a torneira enquanto estiver ensaboando a louça e use água corrente apenas para enxaguar;

        - Não lave a calçada com mangueira. Faça a limpeza com vassoura e, se necessário, utilize água em balde, preferencialmente a água que sobrou da lavagem das roupas;

        - Aperte a descarga apenas o tempo necessário;

        - Não jogue lixo no vaso sanitário (papel higiênico, fio dental, cigarro etc.);

        - Não lave o carro com mangueira. Utilize balde e pano;

        - No verão, regue as plantas pela manhã ou à noite e, durante o inverno, pela manhã, em dias alternados;

        - Instale redutores de vazão em torneiras temporizadas.

 

        TJ Sustentável

        O programa, que está em sua quarta edição, é uma competição saudável entre as unidades do Judiciário paulista pela economia de recursos. Participam 353 prédios (Capital e fóruns do interior e litoral). Para pontuar, a unidade deve apresentar índices de redução de consumo em água e energia e reduzir a aquisição de papel sulfite e copos descartáveis.

        O administrador predial é o responsável por inserir mensalmente os dados no sistema do jogo: até dia 31 é possível inserir as informações referentes ao mês de junho. A participação de todos para o sucesso do projeto é fundamental, mas a atuação do administrador é muito importante nessa empreitada. Sem a inclusão correta dos dados no sistema, não é possível mensurar os índices de economia e o engajamento das pessoas.

         Se você é responsável pela administração, clique aqui e veja algumas dicas para evitar incorreções no preenchimento do sistema.

         www.tjsp.jus.br/tjsustentavel

 

        Comunicação Social TJSP – DM (texto) / MC (arte)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP