Saúde no TJSP: campanhas, prevenção e atendimentos

Serviços médicos e odontológicos. 
 
São Paulo, setembro de 2023. Em mais um dia de expediente judiciário, um servidor é encontrado desacordado dentro do elevador de sua unidade de trabalho, em coma hipoglicêmico causado pelo diabetes. O desfecho da história poderia ter sido outro, mas graças ao atendimento imediato da equipe de saúde do Tribunal de Justiça de São Paulo, o quadro foi revertido. “Se não agíssemos rapidamente, ele poderia ter ido a óbito naquele dia”, conta a diretora da Saúde do TJSP, a médica Daniele Perroni Kalil. Esse é apenas um dos casos em que a atuação de profissionais da Diretoria da Saúde foi crucial, seja no atendimento emergencial, nas consultas de acompanhamento ou nas ações de prevenção e promoção de saúde. 
No último domingo (7), celebrou-se o Dia Mundial da Saúde, estabelecido para conscientizar a sociedade sobre o assunto e homenagear profissionais que atuam no setor, como Daniele Perroni, médica há 27 anos. Ela ingressou no TJSP em 2004, no extinto 1º Tribunal de Alçada Civil, percorreu diversos prédios do Judiciário na Capital e hoje comanda a Diretoria da Saúde, ligada à Secretaria de Gestão de Pessoas. “O setor é formado por profissionais gabaritados, que possuem treinamento e capacidade para atuar em qualquer demanda. Estamos prontos para o atendimento eletivo, de urgências ou emergências, e continuaremos a demonstrar a sua valorosa contribuição para a saúde de todos os servidores e magistrados”, destaca.
A equipe própria conta com 24 médicos clínicos, 25 enfermeiros e 10 cirurgiões-dentistas, que atuam em oito prédios do Judiciário na Capital. Também há médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem terceirizados, que trabalham em cinco foros regionais e no Complexo Criminal Ministro Mário Guimarães (Barra Funda), e uma equipe conveniada com o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe), para atendimento no Fórum Hely Lopes Meirelles. Além de casos de urgência, magistrados e servidores têm acesso a consultas presenciais em Clínica Médica, Ginecologia, Mastologia e Odontologia. Em todas as comarcas, também está disponível o atendimento telepresencial em Clínica Médica e Psiquiatria (saiba mais abaixo). Nos últimos cinco anos, foram realizadas mais de 80 mil consultas médicas (incluindo cerca de 9 mil teleatendimentos desde 2021, quando o serviço foi implementado), 320 mil atendimentos e procedimentos de enfermagem e 18 mil atendimentos odontológicos.
Ampliar o setor de saúde tem sido uma das prioridades da Presidência. Ainda neste ano, serão reinaugurados o ambulatório do Pátio do Colégio e o Centro de Especialidades do prédio da Escola Paulista da Magistratura (EPM), na Consolação – com atendimento em Clínica Médica, Cardiologia, Mastologia, Ginecologia e Psiquiatria. No quadro de profissionais, foram nomeados seis médicos e sete enfermeiros só neste ano. Também está em andamento licitação para contratação de empresa para remoção de pacientes por ambulância. No Interior, o TJSP prevê a instalação de ambulatórios de assistência médica nas sedes das Regiões Administrativas Judiciárias (RAJs), também com licitação em andamento. "Queremos avançar cada vez mais com as iniciativas voltadas à saúde, tanto na Capital quanto no Interior. Nosso objetivo é contribuir com a melhoria na qualidade de vida de servidores e magistrados, o que também gera um impacto positivo na prestação jurisdicional", afirma o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia. 
 
 
Pessoas que fazem a diferença
João Batista Douverny decidiu trocar a carreira em Análise de Sistemas para, aos 33 anos, formar-se em Medicina. Desde 2010, ele integra a equipe de médicos do TJSP e destaca o contato mais próximo com servidores, incluindo os que trabalham no Interior, por meio da telemedicina. “Nosso trabalho no Tribunal é muito importante, especialmente quando tratamos de servidores que não possuem convênio”, diz o médico, para quem a profissão é um verdadeiro sacerdócio. “Além do conhecimento técnico, precisamos de um preparo emocional e espiritual muito grande. É uma entrega total, porque não é fácil lidar com doenças e com o sofrimento de outras pessoas. Nosso relacionamento com o paciente vai além da parte clínica.”
Assim como João Batista, a história de Marcos Galan Morillo no Judiciário paulista também começou em 2010. Médico há três décadas e especialista em Geriatria, ele atua no Gade Conselheiro Furtado, prédio que abriga os gabinetes da Seção de Direito Criminal. "É gratificante poder ajudar quando alguém precisa dos nossos serviços. Sinto que as pessoas têm confiança no nosso ambulatório médico para receber diagnósticos e medicações”, conta. Ele recorda a dificuldade enfrentada durante a pandemia e a importância do atendimento a distância. “Os anos de 2020 e 2021 foram desafiadores, gerando dúvidas e ansiedade tanto nos pacientes quanto nos médicos. O atendimento por telemedicina foi essencial nesse período.” 
Também é longa a trajetória da enfermeira judiciária Paula de Sousa e Castro – são mais de duas décadas de profissão e 14 anos dedicados ao Tribunal, hoje como coordenadora de Assistência e Promoção de Saúde da SGP. “É gratificante quando criamos um vínculo com os servidores e magistrados e nos tornamos referência para eles, seja no ambulatório, no acompanhamento de uma doença crônica ou durante uma avaliação ou orientação”, diz a enfermeira. Ela conta, ainda, que o atendimento emergencial também pode se estender ao jurisdicionado. “Certa vez tivemos uma pessoa em audiência no Fórum João Mendes Júnior que teve um mal súbito. Conseguimos fazer um rápido atendimento e ela foi estabilizada”. Paula também atuou, entre 2019 e 2023, no Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário (NAT-Jus), órgão encarregado de fornecer notas e respostas técnicas que auxiliam no julgamento de processos envolvendo demandas ligadas ao setor da saúde.
A Odontologia é outra área que conta com especial atenção no TJSP. Uma das dentistas da equipe é Luci Hamaoka, que começou na profissão há mais de 30 anos e está há 23 atuando no Judiciário paulista. Ela destaca a ótima estrutura disponibilizada pelo Tribunal. “Contamos com material e equipamentos utilizados nos melhores consultórios do país, tudo de ponta”, diz. “Ter esse cuidado com a boca é fundamental, tanto do ponto de vista da saúde quanto estético. Recebemos pacientes que chegam até com depressão e é muito especial restabelecer sorrisos”, afirma.    
 
Campanhas
Além do atendimento emergencial e de consultas, a Diretoria da Saúde promove campanhas e ações voltadas para prevenção e conscientização. Desde 2017, o programa “Saúde Itinerante” leva profissionais a prédios do Judiciário na Capital e em outras comarcas, ocasião em que são realizadas medições de glicemia capilar casual, circunferência abdominal, pressão arterial, altura, peso, Índice de Massa Corporal (IMC), entre outras, possibilitando a detecção e melhor acompanhamento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade. Além disso, os participantes assistem a palestras e recebem orientações sobre alimentação, sono saudável, atividade física, gerenciamento do estresse, saúde bucal e outros temas (na Capital, também há acompanhamento odontológico). Desde 2019, foram promovidas mais de 25 edições do programa, passando por 14 comarcas, com a participação de cerca de 3.600 pessoas.
As ações também incluem campanhas de vacinação contra a gripe, com mais de 128 mil doses aplicadas nos últimos cinco anos; doação de sangue, com 389 bolsas coletadas em cinco campanhas realizadas entre 2022 e 2024; palestras on-line sobre temas ligados à saúde, sendo 115 lives promovidas desde 2020, totalizando mais de 59 mil espectadores; 34 lives do projeto “Alonga TJ”, que promove ginástica laboral aos servidores, abrangendo 9 mil participantes desde 2023; ações de e-mail marketing para conscientização de saúde, com cerca de 130 campanhas desde 2020; além de iniciativas como “Corte Solidário”, “Outubro Rosa”, “Saúde da Mulher”, “Quem Canta Seus Males Espanta”, “Vamos Caminhar pela Saúde”, entre outras. “A Diretoria da Saúde, por meio de suas campanhas e ações com foco na prevenção de doenças, tem mostrado efetividade se compararmos o número de licenças protocoladas antes e após os programas”, diz Daniele Perroni Kalil.  
 
 
Atendimento Médico
 
Serviços oferecidos na Capital (apenas para magistrados e servidores ativos): consultas presenciais nas especialidades de Clínica Médica, Ginecologia e Mastologia. O agendamento é feito por telefone com o respectivo ambulatório médico, conforme lista disponível neste link
Capital e Interior: teleconsulta nas especialidades de Clínica Médica e Psiquiatria. Para agendar, é preciso enviar mensagem do e-mail institucional, com breve relato dos sintomas, para os seguintes e-mails: 
• Servidores: telesaude@tjsp.jus.br 
 
Atendimento Odontológico
 
Serviços oferecidos na Capital (apenas para magistrados e servidores ativos): 
• Atendimentos de urgência: entrar em contato pelo telefone (11) 2827-8736, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16h30. O atendimento é agendado de acordo com a disponibilidade de vagas. 
• Atendimentos eletivos: tratamentos dentários clínicos, restaurações, pequenas cirurgias e limpeza, oferecidos nas seguintes modalidades: 
• Funcionários em condições especiais de saúde: gestantes, pacientes com câncer, diabetes (insulinodependentes), cardiopatias ou que tenham cirurgia geral eletiva agendada – devem encaminhar e-mail para odonto@tjsp.jus.br 
• Servidores que participaram do programa Saúde Itinerante: agendamento feito pela própria equipe, logo após a realização do exame de oroscopia (cavidade bucal) 
 
  N.R.: Texto originalmente publicado no DJE de 10/4/24
 
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / KS, PS e LC (fotos) / MK (layout)
 
Siga o TJSP nas redes sociais:  

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP