Comunicação Social

Notícia

Memória histórica de patronato é resgatada em prédios do TJSP

        O Judiciário paulista busca resgatar sua memória histórica por meio da personalidade que dá nome aos prédios do Tribunal de Justiça distribuídos por todo o Estado. O Foro Regional de Nossa Senhora do Ó, o Foro Distrital de Arujá e as comarcas de Presidente Epitácio,  Valinhos,  Taubaté, Guarulhos, Tietê, Itapeva, Presidente Prudente, São Carlos (Fórum Cível), Brodowski  e Franco da Rocha homenagearam seus patronos, em comemorações inseridas no projeto Agenda 150 anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante, iniciativa que busca enaltecer as personalidades que dão nome às edificações forenses, na data de seus nascimentos.

        Presidente Epitácio - Em 22/4, foi homenageado o patrono do fórum de Presidente Epitácio, desembargador Mário Teixeira de Freitas Filho. A abertura e condução da solenidade ficou a cargo da juíza diretora do prédio, Thais Migliorança Munhoz Clausen. Na ocasião, foi lida e distribuída a biografia do homenageado. Em seguida, houve inauguração de retrato e descerramento da placa alusiva, além de apresentação do Grupo de Choro “No Fio da Navalha” formado por integrantes do Conservatório Municipal “Joaquim de Oliveira”, de Presidente Epitácio. Estiveram presentes autoridades, advogados e servidores.

        Garça – O Judiciário de Garça celebrou no dia 29/5 o patronato de Plínio Novaes de Andrade, durante cerimônia presidida pelo juiz diretor,  Frederico Lopes Azevedo, que destacou as virtudes do homenageado, magistrado dedicado e pontual no cumprimento  de seus deveres e exemplar chefe de família. Na presença de representantes da Magistratura, Promotoria e da sociedade civil, o filho do homenageado, desembargador Plínio Novaes de Andrade Junior, em nome da família, falou do  orgulho em retornar à sua cidade natal para participar da homenagem ao pai, que trabalhou na Comarca de Garça de entre 1956 e 1963. A esposa do patrono, Ruth de Souza de Andrade, e as netas Larissa e Letícia Meireles Novaes de Andrade, também prestigiaram o evento.

        Valinhos – No dia 29/5 foi a vez do  patrono professor José Carlos de Ataliba Nogueira receber homenagem por meio de exposição com fotos, dados biográficos e trajetória profissional, que contou ainda com a  apresentação do Coral Infanto-Juvenil “Centro Cultural Vicente Musselli”. A cerimônia, presidida pela juíza diretora, Fernanda Augusta Jacó Monteiro, contou com a presença de  magistrados, servidores, advogados, servidores municipais e jurisdicionados. Todos conheceram um pouco sobre a vida da personalidade do ilustre cidadão que cedeu seu nome ao prédio.

        Taubaté – No dia 8, na antessala da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal da comarca, houve homenagem ao patrono do Fórum Cível desembargador Olavo Lima Guimarães. O evento contou com a presença de  servidores, juízes, integrantes do Ministério Público e autoridades. O servidor do TJSP, José dos Reis Batista de Paula, proferiu discurso com ênfase na personalidade de Olavo Guimarães, ressaltando sua formação provinda de lar humilde, tendo cursado ginásio municipal em Jaboticabal, onde foi professor de matemática e mais tarde elevado ao cargo de reitor. O jovem estudioso bacharelou-se na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1928, ingressando na carreira de magistrado em 1934, obtendo o primeiro lugar no concurso.

        Guarulhos – No dia 10, o Salão do Júri cedeu lugar para homenagem ao patrono  Murillo Mattos Faria, em solenidade presidida pela juíza diretora do fórum,  Adriana Porto Mendes, que compôs a mesa de honra com os magistrados Beatriz de Souza Cabezas e Paulo Bernardi Baccarat. Na ocasião, houve descerramento da placa e do retrato alusivos ao homenageado e apresentação da Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A família do patrono foi representada pelo seu filho, desembargador Manoel Mattos Faria, que teceu singelas palavras. Também prestigiaram a cerimônia magistrados, advogados, autoridades, servidores e familiares. 

        Tietê – Sob a presidência da juíza diretora do fórum, Valdívia Ferreira Brandão, o patrono desembargador Cantidiano Garcia de Almeida foi homenageado no dia 10, em evento com apresentação musical de xilofone pelas crianças da Instituição Casa de Maria, além de exibição de vídeo contando a história do homenageado. Foram proferidos discursos pelo oficial de Justiça Anésio Martelini e pela juíza diretora. Compareceram ao evento as filhas do homenageado, Silvia Maria Alves Almeida e Lúcia Marina Alves Almeida e o neto Cláudio dos Santos Filho, além de magistrados, representantes do MP, do Poder Executivo local, da OAB, da Polícia Militar,  secretários municipais, vereadores, servidores e amigos.

        Arujá – O Foro Distrital teve sua rotina modificada no dia 12 para exaltar aquele que deu nome ao prédio: o desembargador Fernando de Albuquerque Prado. A cerimônia foi aberta com a participação da Guarda de Honra da Elite Cívica da Juventude de Arujá e com a  presença artística de crianças. Os filhos Maria Luiza Louzã Prado, José Eduardo Louzã Prado e José Geraldo Louzã Prado sentiram-se muito honrados e orgulhosos pela homenagem ao pai, a qual compareceram o desembargador José Roberto Coutinho de Arruda, representando o presidente do TJSP, José Renato Nalini; magistrados, representantes da OAB, da Polícia Cívil e das comarcas de Santa Isabel e Poá,  além de servidores e público em geral.

        A filha Maria Luiza falou em nome dos familiares e  fez a seguinte observação: "É bom lembrar que patrono quer dizer defensor, padrinho, protetor. E nosso pai certamente está muito orgulhoso e muito empenhado em ser um bom patrono para Arujá. Desejamos que todas as pessoas que aqui trabalham e que vêm a este Foro Distrital em busca de Justiça, possam encontrar respeito, solidariedade e honestidade, valores que o desembargador Fernando de Albuquerque Prado sempre defendeu. De onde ele está, com certeza, estará desejando o melhor para todos aqui presentes!”

        Foro Regional Nossa Senhora do Ó – O  patrono desembargador Samuel Francisco Mourão foi homenageado em cerimônia realizada no dia 11, sob coordenação da juíza diretora Cláudia Barrichello.  Os familiares de Mourão foram representados pelo seu neto,  juiz substituto em 2º grau, Samuel Francisco Mourão Neto. Para abrilhantar o evento, houve apresentação do Show “Diálogos Musicais”, com a presença dos músicos Aldo Scaglione e Horácio Scaglione, em continuidade ao Projeto “Arte e Cultura no TJ”. O homenageado nasceu  em 1898 em São João Del Rei,  Minas Gerais. Formou-se pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro – turma de 1920. Na Magistratura, ingressou como juiz substituto, nomeado para o 14º Distrito, com sede em Piracicaba, assumindo em 1929. Foi promovido a desembargador em 1954, foi corregedor-geral no biênio 1960/1961 e eleito como presidente do Tribunal em sessão plenária em julho de 1967 para terminar o biênio 1966/1967.

        Itapeva – A cerimônia em homenagem ao Dia do Patrono, desembargador Euclides de Campos, aconteceu no dia 12 junho com o  encerramento da Semana do Meio Ambiente. A solenidade foi presidida pelo juiz diretor do Fórum, Júlio da Silva Branchini que, em seu discurso, exaltou a importância do patrono local, "um magistrado culto e atuante no meio social, dono de um grande legado que extrapola as suas funções jurisdicionais".

        O homenageado nasceu na cidade de Itatiba-SP, em 1882. Ingressou na carreira como juiz substituto em 1919, foi juiz de 2ª Entrância em Faxina (antigo nome de Itapeva), de maio de 1923 até 1928. Por fim, desembargador do TJSP, promovido em março de 1947. Faleceu em junho de 1952. Compareceram ao evento magistrados,  promotores, representantes da OAB local e do munícipio, servidores do Judiciário e jurisdicionados.

        Presidente Prudente – No dia 19, a comarca homenageou Francisco de Souza Nogueira pelo patronato, em evento prestigiado por magistrados, promotores, advogados,  servidores e autoridades locais. O juiz diretor do Fórum e da 5ª Região Administrativa Judiciária, Antonio Roberto Sylla, apresentou a trajetória profissional do patrono e ressaltou em seu discurso as contribuições deixadas por ele à  sociedade prudentina. Houve descerramento do retrato do patrono e, na continuidade, apresentação do Grupo de Choro da Escola Municipal de Artes “Professora Jupyra Cunha Marcondes". Francisco de Souza Nogueira é pernambucano nascido 1902. Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP, turma de 1927, fincou suas raízes nas terras paulistas. Ingressou na Magistratura em Jundiaí, onde assumiu em 1932. De  1935 a 1944 trabalhou em Presidente Prudente, quando foi promovido para a Capital. Em 1952, foi promovido a juiz substituto em 2º Grau. Em 1954, foi promovido a juiz do Tribunal de Alçada e, em 1958, a  desembargador. Aposentou-se em 1959 e faleceu em 1970.

        São Carlos – No dia 26,  em solenidade presidida pelo juiz diretor do Fórum de São Carlos, André Luiz de Macedo, foi homenageado o patrono do prédio cível desembargador Ulysses Dória. Houve exposição de fotos e livros de autoria do desembargador e foram descerradas a placa comemorativa e a foto do patrono. Na continuidade, os familiares participaram do plantio de três  ipês-amarelos no jardim do fórum. Na ocasião, compareceram o  juiz da  2ª Vara de Descalvado, Rodrigo Octávio Tristão de Almeida (neto do homenageado), a sobrinha  Maria Célia Doria  e as netas Heloisa Helena Dória e Maria Cláudia Dória Ferreira. A cerimônia foi prestigiada por magistrados de São Carlos e de comarcas vizinhas.

        Brodowski – O evento em comemoração ao Dia do Patrono do Fórum de Brodowski, desembargador Ary Belfort, aconteceu no dia 26, sob a presidência da juíza diretora do fórum, Carolina Nunes Vieira, e contou com a presença de familiares do homenageado, como a filha Márcia Guimarães Belfort, o neto Guilherme Belfort e o primo Tarcisio Saad. Foi realizada exposição de quadros, pinturas feitas pelo servidor do TJSP, Luiz Barbosa dos Santos e Cássia Mariana Nunes (filha de uma servidora do Tribunal). O violinista Isachar Mendes, que é servidor aposentado, abrilhantou a cerimônia, que também teve descerramento de placa e de retrato do patrono. O orador foi Jaques de Camargo Penteado. Compareceram à solenidade a desembargadora Constança Mesquita, representantes do Ministério Público, Câmara Municipal, advogados, servidores e frequentadores do fórum.

        Franco da Rocha –  No dia 26, a juíza diretora do fórum, Melina de Medeiros Rós, coordenou o evento comemorativo ao patrono, desembargador Herotides da Silva Lima, e explicou aos presentes a importância da data, falando sobre a trajetória do homenageado. Ao final, ocorreu o descerramento do retrato do patrono e apresentação musical do servidor Leandro Luis Bonas Bariani, que fez alusão à época vivida pelo desembargador. Estiveram presentes os magistrados e promotores da comarca,  integrantes dos poderes Executivo e Legislativo, da Polícia Civil e Militar, servidores e advogados.

           

        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / divulgação (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP