Programa ApadrinhArte

Logotipo Apadrinharte

Falar em direitos das crianças e dos adolescentes nos faz pensar imediatamente em saúde, alimentação, educação, moradia... Poucas vezes pensamos também em lazer e cultura, dois aspectos garantidos pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. O ApadrinhARTE tem como foco oferecer aos mais de 8.300 jovens acolhidos no Estado oportunidades para frequentar eventos culturais – como cinemas, teatros, museus e shows –, além de bolsas em cursos de teatro, música, dança e pintura etc. A ideia central é fomentar a inserção de crianças e adolescentes residentes em casas de acolhimento e internados em unidades da Fundação Casa, em espaços de elaboração e propagação de arte e cultura.

O que é

Pessoas físicas e jurídicas interessadas podem oferecer ingressos, meios de transporte e alimentação necessários para que crianças e adolescentes de determinada cidade ou região de grandes cidades, frequentem ambientes artísticos. Por exemplo: sessões de cinemas, peças de teatro, apresentações musicais, espetáculos de dança, rodas de leitura, exposições de quadros, fotos, esculturas, arte de rua, saraus e oficinas.

Também podem oferecer cursos voltados ao ensino das artes (e material didático, quando necessário), de modo que sejam não apenas espectadores, mas os próprios agentes da produção artística, se assim desejarem.

Como participar

Pessoas e empresas interessadas devem enviar e-mail para apadrinharte@tjsp.jus.br, indicando:

  • Nome do interessado ou empresa
  • Responsável e telefone de contato
  • Evento/curso que pretendem oferecer
  • Região ou cidade do evento/curso
  • Quantidade de ingressos/vagas disponíveis
  • A equipe do Programa ou da Vara da Infância mais próxima entrará em contato.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP