Comunicação Social

Notícia

‘Agenda 150 Anos’ homenageia desembargadores José Goulart Sobrinho e Evilásio Lustosa Goulart

        Pai e filho que dedicaram suas vidas à Magistratura paulista foram homenageados na sexta-feira (4) em evento da Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal de Justiça Bandeirante. A ideia original era que o desembargador Evilásio Lustosa Goulart falasse sobre seu pai, o desembargador José Goulart Sobrinho. Evilásio, no entanto, faleceu no último dia 23 de novembro. Coube então ao desembargador Cesar Ciampolini Neto, amigo de longa data da família, discursar em nome do TJSP.

        Evilásio já havia preparado o discurso que proferiria, mas “os desígnios do Senhor são outros”, afirmou o desembargador Ciampolini. Ele leu texto de Evilásio e emocionou o público com as palavras escritas pelo filho para o pai. José Goulart Sobrinho nasceu na cidade de Natércia (MG), em 9 de novembro de 1917. Foi delegado de polícia por dois anos antes de ingressar na Magistratura, nomeado para a Comarca de Itararé em 1954. O homenageado atuou também nas comarcas de Cachoeira Paulista, Orlândia, Ribeirão Preto e São Paulo, antes de ser promovido para o 2º Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo, em 1972. Tornou-se desembargador do TJSP em 1979, cargo que ocupou até sua aposentadoria, em 1984. José Goulart Sobrinho faleceu em novembro de 2008.

        Em seguida, Ciampolini utilizou suas próprias palavras para homenagear o desembargador recém-falecido. “Como em uma missa de sétimo dia, são palavras pronunciadas ainda sob a emoção da perda irreparável”, disse. Para o orador, ainda é demasiado cedo para se colocar em contexto toda a contribuição do homenageado à Magistratura. “Falo sem aquela distância que o tempo dará, que sublinhará o exemplo deixado por Evilásio”, declarou.

        Evilásio Lustosa Goulart nasceu em 10 de junho de 1941, no Rio de Janeiro (RJ). Bacharelou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1965. Ingressou na Magistratura no ano de 1970, sendo nomeado juiz substituto da 4ª Circunscrição Judiciária, com sede em Osasco. Nos anos seguintes judicou nas comarcas de Ubatuba, Caraguatatuba, Atibaia e São Paulo. Foi promovido para o Tribunal de Alçada Criminal em 1984, onde chegou a ser vice-presidente no biênio 1990/1991 e presidente para o biênio 1992/1993. Em dezembro de 1993 foi alçado ao posto de desembargador do TJSP. Aposentou-se em 2002.

        A viúva do desembargador Evilásio, Maria Célia Lustosa Goulart, em nome da família agradeceu ao Tribunal a homenagem e o “apoio e carinho ao longo desses 11 dias”, desde o falecimento do magistrado. Já Maria Silvia de Albuquerque Gouvêa Goulart, neta e filha dos homenageados, falou sobre a personalidade de seu pai e seu amor à profissão.

        O decano do TJSP, desembargador José Damião Pinheiro Machado Cogan, representou o presidente da Corte, desembargador José Renato Nalini. “É revendo o passado que criamos um futuro melhor”, afirmou. Para Cogan, que conheceu os dois magistrados, ambos eram “verdadeiros portos seguros” do Judiciário. “Faziam da Justiça sua causa de ser.”

        Também prestigiaram a solenidade o vice-presidente do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Renzo Leonardi, representando o presidente; o desembargador José Antonio Encinas Manfré, representando o presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP; o desembargador Alexandre Alves Lazzarini, representando o presidente da Seção de Direito Privado; o presidente da Comissão de Resgate da Memória da Ordem dos Advogados do Brasil, José de Ávila Cruz, representando o presidente; a viúva do desembargador José Goulart, Carmen Lucia Botelho Goulart; os filhos/irmãos Pedro de Alcântara Lustosa Goulart e José Fernando Lustosa Goulart; os netos/filhos José Fernando, Marcos Eduardo, José Goulart Neto, Pedro e Andréia; os netos/bisnetos Vitória, Ian, Mel e Silvia; o tataraneto/bisneto Rodrigo; demais desembargadores, juízes, advogados, autoridades civis e militares, familiares e servidores.

        Mais fotos no Flickr.
        
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP