Comunicação Social

Notícia

São Bernardo prepara pretendentes à adoção

       A Vara da Infância e da Juventude de São Bernardo do Campo realiza, na próxima sexta-feira (24/9), a partir das 14 horas, no salão do júri, o VI Curso Preparatório para os Pretendentes à Adoção, sob a responsabilidade do juiz Luiz Carlos Ditommaso.
       O curso, criado pela Lei nº 12.010/09, tem por finalidade “a preparação psicossocial e jurídica e... a preparação psicológica, orientação e estímulo à adoção inter-racial, de crianças maiores ou de adolescentes, com necessidades específicas de saúde ou com deficiências e de grupo de irmãos”. Ele se destina exclusivamente às pessoas domiciliadas em São Bernardo do Campo e é requisito obrigatório para o pedido de inscrição para habilitação no cadastro de pretendentes à adoção.
       A iniciativa obteve muito êxito no Judiciário local. O primeiro curso de adoção da Vara da infância e da Juventude de São Bernardo do Campo foi em 26 de março deste ano. Desde então, participaram 65 casais e 11 pessoas solteiras, separadas etc., num total de 141 pessoas (equivalente a 76 novos pedidos de cadastro e média de 28 pessoas por curso).
       O preparo dos pretendentes ao cadastro de adoção se divide em três etapas:

        1.participação em pelos menos uma reunião organizada mensalmente pelo GEAA – Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de São Bernardo do Campo;

        2.visitação à instituição de acolhimento de crianças e adolescentes;

        3.frequência ao Curso Preparatório para os Pretendentes à Adoção.
        
        Com o advento nova lei somente pessoas previamente habilitadas (cadastradas) podem adotar. Isso torna a participação no curso obrigatória. 
        Os interessados devem procurar antecipadamente as seções técnicas de Serviço Social e Psicologia da Vara da Infância e da Juventude de São Bernardo do Campo (Rua 23 de maio, 107, Vila Tereza).

        Assessoria de Imprensa TJSP – RS (texto) / Arquivo (foto)

 

 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP