COORDENADORIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

Palestra on-line: Luto na infância: o desafio de cuidar dos lutos da criança e seu agravamento diante de nossa própria vulnerabilidade em tempos pandêmicos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EDITAL

 

A ESCOLA JUDICIAL DOS SERVIDORES, em parceria com a COORDENADORIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, comunica que realizará a palestra on-line ‘LUTO NA INFÂNCIA: O DESAFIO DE CUIDAR DOS LUTOS DA CRIANÇA E SEU AGRAVAMENTO DIANTE DE NOSSA PRÓPRIA VULNERABILIDADE EM TEMPOSPANDÊMICOS’, em memória do Desembargador Antônio Carlos Malheiros, aprovada pelo seu Conselho Técnico, em reunião virtual de 20 de abril de 2021, sob a coordenação do Desembargador Reinaldo Cintra Torres de Carvalho, no dia 3 de setembro de 2021.

OBJETIVOS: Favorecer a compreensão do fenômeno do processo de luto em situações de perdas simbólicas e concretas, tendo como foco o impacto na infância e de como cuidadores formais e informais podem lidar com o luto infantil. Ampliar a reflexão do tema no contexto atual da pandemia.

 

PÚBLICO-ALVO: Juízes e Servidores do Tribunal de Justiça, Promotores de Justiça e Servidores do Ministério Público, Defensores Públicos e Servidores da Defensoria Pública, Membros e Servidores das Secretarias Estaduais e Municipais, Advogados, Delegados, Assistentes Sociais e Psicólogos, Profissionais da Rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e demais interessados.

 

VAGAS OFERECIDAS: 10.000 (dez mil) vagas para a modalidade a distância.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

 

1. A participação importará o conhecimento de todas as instruções, tais como se acham estabelecidas neste Edital, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.

 

2. Os servidores do Tribunal de Justiça deverão observar as normas contidas na Portaria Conjunta nº 1, de 3 de setembro de 2012, publicada no DJE em 28/9/2012, págs. 1 a 4 e alteração publicada no DJE em 1º/2/2013, pág. 1.

 

3. A palestra será realizada via Microsoft Teams, com acesso em tempo real.

 

4. Eventuais dúvidas poderão ser encaminhadas para: ejus.capital@tjsp.jus.br ou ejus.interior@tjsp.jus.br.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Data: 03/09/2021 (sexta-feira)

Horário: das 15h às 17h

Tema: Luto na infância: o desafio de cuidar dos lutos da criança e seu agravamento diante de nossa própria vulnerabilidade em tempos pandêmicos.

Conteúdo programático: Explanação geral sobre o luto. Interface entre a criança enlutada e seu cuidador. Desafios na condução do luto infantil em tempos de pandemia.

 

PALESTRANTE: Gabriela Casellatto - Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC- SP) em 1995, com mestrado e doutorado pela mesma universidade em 1998 e 2014 respectivamente. Cofundadora, professora e supervisora do 4 Estações Instituto de Psicologia. Coordenadora dos cursos de Especialização e Aprimoramento em Teoria, Pesquisa e Intervenções em Situações de Luto e de Intervenções Psicológicas Fundamentadas na Teoria do Apego, ambos ministrados no mesmo instituto. Organizadora dos livros "Dor silenciosa ou dor silenciada? Perdas e lutos não reconhecidos por enlutados e sociedade" (Polo Books, 2013), "O Resgate da Empatia: suporte ao luto não reconhecido" (Summus, 2015) e “Lutos por perdas não legitimadas na sociedade” (Summus, 2020). Professora convidada dos cursos de Pós-Graduação em Cuidados Paliativos dos Hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein e Representante da IAN Brasil (International Attachment Network).

 

METODOLOGIA: Aula expositiva.

Clique aqui para acessar o evento


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP