COORDENADORIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

Palestra on-line: ‘Maus Tratos na Infância: Problema de Saúde Pública com Impacto no Sistema de Justiça’

 EDITAL 

 

A ESCOLA JUDICIAL DOS SERVIDORES, em parceria com a COORDENADORIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, comunica que realizará a palestra on-line MAUS TRATOS NA INFÂNCIA: PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA COM IMPACTO NO SISTEMA DE JUSTIÇA, aprovada pelo seu Conselho Técnico, em reunião de 11 de fevereiro de 2022, sob a coordenação do Desembargador Reinaldo Cintra Torres de Carvalho, no dia 11 de novembro de 2022.

 

OBJETIVOS: Os maus tratos na infância caracterizam-se como um problema de saúde pública e devem ser diferenciados da caracterização de acidentes. Suas causas são múltiplas e as consequências deste tipo de violência podem comprometer o desenvolvimento psicológico, social e comportamental, inclusive na adolescência com a manifestação de comportamentos antissociais, ou culminar em desfechos trágicos como a morte. Torna-se, assim, imprescindível que os profissionais da saúde e das equipes técnicas do judiciário consigam identificar, dentro de suas competências técnicas, os fatores de risco e os tipos de maus tratos para conduzir de forma adequada sua  intervenção. O trabalho entre os profissionais que atuam com esta demanda deve ser interligado buscando a proteção das crianças, com base em legislação específica. A literatura aponta para a necessidade de programas de prevenção nesta área, pautada em uma articulação entre o sistema de justiça e serviços de saúde, sendo aqui apresentada uma proposta da Vara da Infância e Juventude de São José do Rio Preto. Entre os objetivos da palestra estão expor dados estatísticos sobre o impacto dos maus tratos no universo infantil, no sistema de saúde público e seus reflexos no sistema de justiça; apresentar a tipologia de maus tratos infantis, métodos de avaliação e notificação, legislação específica e propostas de intervenção e prevenção dos maus tratos na infância e juventude. 

 

PÚBLICO-ALVO: Juízes e Servidores do Tribunal de Justiça, Promotores de Justiça e Servidores do Ministério Público, Defensores Públicos e Servidores da Defensoria Pública, Membros e Servidores das Secretarias Estaduais e Municipais, Advogados, Delegados, Assistentes Sociais e Psicólogos, Profissionais da Rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e demais interessados. 

 

VAGAS OFERECIDAS: 10.000 (dez mil) vagas para a modalidade a distância. 

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: 

 

  1. A participação importará o conhecimento de todas as instruções, tais como se acham estabelecidas neste Edital, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento. 

 

  1. Os servidores do Tribunal de Justiça deverão observar as normas contidas na Portaria Conjunta nº 1, de 3 de setembro de 2012, publicada no DJE em 28/9/2012, págs. 1 a 4 e alteração publicada no DJE em 1º/2/2013, pág. 1. 

 

  1. A  palestra  será  realizada  via  Microsoft  Teams,  com  acesso  em  tempo  real,  dispensado  o  ato   de  inscrição, bastando acessar o link informado ao final do edital. 

 

  1. Haverá emissão de certificado eletrônico àqueles que apresentarem no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de frequência. 

 

  1. Eventuais dúvidas poderão ser encaminhadas para: ejus.eventos@tjsp.jus.br. 

 

PROGRAMAÇÃO: 

 

Data: 11/11/2022 (sexta-feira) 

 

Horário: das 15h às 17h 

 

Tema: Maus tratos na infância: problema de saúde pública com impacto no sistema de justiça. 

 

Conteúdo programático: Panorama histórico do fenômeno da violência. Acidente versus Violência. Violência como método de conquista e manutenção do poder. Definição e Tipologia de Maus Tratos Infantis. Fatores de Risco de Maus Tratos e Consequências Comportamentais. O que avaliar e como avaliar? Instrumentos de avaliação. Notificação Obrigatória de Maus Tratos Infantis. A Escuta e o Depoimento Especial. Propostas de Intervenção para Maus Tratos Infantis. Programa de Prevenção a Maus Tratos Infantis: Orientação sobre a Primeira Infância e Práticas de Parentalidade Positiva no Sistema de Saúde Público (Articulação entre a Vara da Infância e Juventude de São José do Rio Preto e a Saúde). 

 

PALESTRANTES: Evandro Pelarin - Graduado e mestre em Direito pela Unesp – Universidade Estadual Paulista, Franca/SP; graduado em História pela FEF - Fundação Educacional de Fernandópolis/SP; foi advogado em São Paulo e professor na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, em Paranaíba/MS; como juiz de direito, trabalhou nas comarcas de Estrela d'Oeste e Fernandópolis; atualmente, juiz de direito titular da Vara da Infância e da Juventude de São José do Rio Preto, juiz coordenador do Departamento de Execuções Criminais da 8.ª Região Administrativa de São Paulo e juiz dos Colégios Recursais das circunscrições judiciárias de Fernandópolis, Jales e São José do Rio Preto; autor da obra “Bem jurídico-penal: um debate sobre a descriminalização” - São Paulo, Editora do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, ano de 2002, 172 páginas. Priscila Silveira Duarte Pasqual - Psicóloga judiciária da Vara da Infância e Juventude de São José do Rio Preto; especialista em Psicologia Jurídica pelo Conselho Federal de Psicologia; mestre e doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina; docente e supervisora de Psicologia Jurídica na Universidade Paulista – UNIP. 

 

METODOLOGIA: Aula expositiva. 

 

 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP