COORDENADORIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

Palestra on-line: Psicologia e Alienação Parental: Inquietações entre o Legal, o Científico e a Garantia de Direitos

EDITAL 

 

A ESCOLA JUDICIAL DOS SERVIDORES, em parceria com a COORDENADORIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, comunica que realizará a palestra on-line PSICOLOGIA E ALIENAÇÃO PARENTAL: INQUIETAÇÕES ENTRE O LEGAL, O CIENTÍFICO E A GARANTIA DE DIREITOS, aprovada pelo seu Conselho Técnico, em reunião de 28 de fevereiro de 2023, sob a coordenação do desembargador Reinaldo Cintra Torres de Carvalho, no dia 14 de abril de 2023.

 

OBJETIVOS: Promover reflexões acerca da temática “alienação parental” e as implicações sobre o exercício da Psicologia e sobre os conflitos familiares judicializados. Promover reflexões sobre o tensionamento entre autonomia e menorização da infância pelo prisma do superior interesse da criança. Debater a articulação entre Psicologia e Direito acerca do construto de “alienação parental” e refletir sobre a autonomia técnico-científica da psicóloga. 

 

PÚBLICO-ALVO: Juízes e Servidores do Tribunal de Justiça, Promotores de Justiça e Servidores do Ministério Público, Defensores Públicos e Servidores da Defensoria Pública, Membros e Servidores das Secretarias Estaduais e Municipais, Advogados, Delegados, Assistentes Sociais e Psicólogos, Profissionais da Rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e demais interessados. 

 

VAGAS OFERECIDAS: 10.000 (dez mil) vagas para a modalidade a distância. 

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: 

 

  1. A participação importará o conhecimento de todas as instruções, tais como se acham estabelecidas neste Edital, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento. 

 

  1. Os servidores do Tribunal de Justiça deverão observar as normas contidas na Portaria Conjunta 1, de 3 de setembro de 2012, publicada no DJE em 28/9/2012, págs. 1 a 4 e alteração publicada no DJE em 1º/2/2013, pág. 1. 

 

  1. A palestra será realizada via Microsoft Teams, com acesso em tempo real, dispensado o ato   de inscrição, bastando acessar o link informado ao final do edital. 

 

  1. Haverá emissão de certificado eletrônico àqueles que apresentarem no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de frequência. 

 

  1. Eventuais dúvidas poderão ser encaminhadas para ejus.eventos@tjsp.jus.br. 

 

PROGRAMAÇÃO: 

 

Data: 14/04/2023 (sexta-feira) 

 

Horário: das 15h às 17h 

 

Tema: Psicologia e alienação parental: inquietações entre o legal, o científico e a garantia de direitos. 

 

Conteúdo programático: Sumarização de concepções do “superior interesse da criança”. O lugar da infância nos dispositivos de participação e escuta nos processos judiciais. A atuação da Psicologia na crescente judicialização da vida. Perspectivas da Psicologia sobre os conflitos familiares e a Lei de Alienação Parental. O construto “alienação parental”, a autonomia técnico-científica da Psicologia e a hierarquia entre as profissões no sistema de Justiça. 

 

PALESTRANTES: Carlos Renato Nakamura Psicólogo e Mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, especialista em Psicologia Jurídica pelo Conselho Federal de Psicologia e pelo Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos, psicólogo judiciário no Tribunal de Justiça de São Paulo, na Comarca de Américo Brasiliense e Ana Paula Hachich de Souza - Psicóloga, Mestre em Serviço Social e Políticas Sociais do Instituto de Saúde e Sociedade da Universidadefesp, especialista em Psicologia Jurídica pelo Conselho Federal de Psicologia, conselheira do XVI plenário do Conselho Regional de Psicologia (2019- 2022), psicóloga judiciária no TJSP – Comarca de São Vicente. 

 

METODOLOGIA: Aula expositiva. 

 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP