Memória

Destaque

TJSP tem agora logotipo padronizado

Exemplo abaixo não retrata caso isolado. Entre seus servidores, o Poder Judiciário paulista detém muitos valores: servidor desenvolveu logo do TJSP com manual de identidade visual

        “Meu nome é Sid Gambarini, sou natural de São Paulo. Trabalho com arte digital desde 2000 e toda a experiência e versatilidade de meus trabalhos foram adquiridas com diversas técnicas e também em diferentes aplicações como internet, publicidade e promoções, sempre tendo como meta principal a qualidade e a satisfação do cliente.” O dono dessas palavras, que assim se apresenta na internet, é o designer responsável pelo novo logotipo do Tribunal de Justiça de São Paulo.
        Nascido em 5 de fevereiro de 1975, o aquariano, Sidnei Monzani Gambarini, auxiliar judiciário VI do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, viveu ontem (13) momentos de glória. Em razão do ‘logo’ que desenvolveu para o TJSP, Sid Gambarini, como é conhecido, foi recebido pelo presidente José Roberto Bedran, no gabinete da Presidência. O servidor ouviu do presidente o agradecimento pelo trabalho desenvolvido de forma voluntária, fora do horário de expediente – já que a arte digital exige técnica, habilidade, conhecimento e, especialmente, tempo disponível. Em sua rotina de trabalho, assim como todos os servidores do Poder Judiciário, Sid não teria a necessária tranquilidade para tarefa de tão elevada responsabilidade.
        Bedran, que recebeu a sugestão de registro de elogio no prontuário e despachou favoravelmente na presença do servidor, disse que só podia “agradecer e elogiar a qualidade”. O logotipo – que mantém as mesmas características do anterior, só que agora com as especificações técnicas necessárias à publicação – foi aprovado pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça. A proposta de elogio foi feita pelo juiz substituto em 2º grau Rubens Rihl Pires Corrêa, gestor do Portal do Tribunal (objetivo 11 do Planejamento Estratégico do TJSP que visa à modernização dos portais da Internet como canal de comunicação e de transparência, inclusive para publicação de informações administrativas de interesse público).
        No projeto, que é desenvolvido para a obtenção desse objetivo, o servidor Sid Gambarini também está inserido. Só que aí, nas atividades diárias junto à Coordenadoria de Publicação e Divulgação de Informações da Secretaria de Tecnologia da Informação e, em conjunto, com os colegas do setor. Nesse trabalho, além de visual moderno e conteúdo mais direcionado ao cidadão, haverá a utilização de infográficos, recurso que em muito facilita a disseminação correta de informação.
        Saiba mais sobre o logotipo oficial do TJSP - A marca padrão deve ser usada em todas as situações, exceto naquelas em que sua aplicação não for possível, quando serão empregadas aplicações alternativas. As normas definidas (há um manual) devem ser rigorosamente seguidas com o intuito de manter corretamente a identidade visual do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para garantir padronização e fidelidade à identidade e à imagem institucionais. O texto será publicado no Diário de Justiça Eletrônico.
        Identidade visual - Histórico/Legislação: A primeira versão da bandeira do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo foi idealizada em 1974 para a comemoração do centenário da instituição. Trinta e um anos depois, em 2005, o presidente do TJSP, desembargador Luiz Elias Tâmbara, oficializou a bandeira como símbolo, através da Resolução 198/05. A concepção da bandeira foi inspirada no pavilhão oficial do Estado de São Paulo, consagrada à Revolução Constitucionalista de 1932, possui elementos heráldicos pertinentes à função judicial.
        Características Gerais - Composta por três faixas horizontais alternadas de negro sobre um campo branco, carregadas de um retângulo vermelho, perfilado de ouro, com uma espada de prata, em pala vertical, também empunhada de ouro, que sustenta uma balança do mesmo metal, ladeada pelas letras ‘S’ e ‘P’, acompanhada de quatro estrelas douradas, uma em cada canto. Em chefe, consta a legenda ‘Tribunal de Justiça’ e, na base do retângulo, em ponta, a data ‘3  de fevereiro de 1874’, também em caracteres dourados.
        Heráldica - conjunto de emblemas da bandeira.
        Estrelas - simbolizam os pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste) Como o próprio nome diz, significam pontos de referência. Através deles é possível localizar qualquer lugar sobre a superfície da Terra.
        Espada - simboliza a força, coragem, ordem, regra e aquilo que a razão dita e a coerção para alcançar tais determinações.
        Balança - simboliza a equidade, o equilíbrio, a ponderação, a igualdade das decisões aplicadas pela lei.
        Cores - simbolizam de modo perfeito a gênese do povo brasileiro, as três raças de que ela se compõe - branca, preta e vermelha.
        A partir de agora Sid Gambarini, de 36 anos, além de se orgulhar da qualidade de seus trabalhos, pode também ter orgulho pela satisfação estampada no semblante do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo por ocasião do trabalho a ele apresentado. Mais que isso: toda a vez que vir estampado o logotipo do TJSP seja em um impresso ou banner saberá que foi feito com muita dedicação e amor a arte digital.

        Conheça outros de seus trabalhos (http://www.sidgambarini.com.br).     

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP