Memória

Destaque

Comarcas comemoram Dia do Patrono em janeiro

        As comarcas de Nova Granada, Cabreúva, São Roque, Piedade, Taubaté e Artur Nogueira comemoraram, no mês passado, o Dia do Patrono, em consonância com a Portaria nº 9.023/2014, instituída pela Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo com a finalidade de homenagear as personalidades que dão nome às edificações forenses e a data de seu natalício. A iniciativa também está inserida na ‘Agenda 150 anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante’.

        Nova Granada – Para comemorar o Dia do Patrono, advogado Garibaldi Introcaso, o fórum abriu no dia 16 exposição com fotos e histórico do homenageado, que ficará aberta ao público até o próximo dia 6. A mostra despertou curiosidade até em crianças, que demonstraram interesse em conhecer um pouco do mineiro que fincou suas raízes na cidade. Sua filha Balbina Maria Ribeiro Introcaso prestigiou a celebração. A imprensa local também fez cobertura.

        Cabreúva – A comarca celebrou, no dia 19, o Dia do Patrono, desembargador Geraldo de Faria Lemos Pinheiro, com cerimônia modesta, da qual não faltou o descerramento de retrato e placa alusiva ao homenageado. A juíza diretora, Alexandra Lamano Fernandes, relembrou importantes feitos do desembargador. Também fez uso da palavra Eduardo Arruda, advogado e sobrinho do patrono. Estiveram presentes ao evento a esposa de Geraldo de Faria, Judith de Andrade Pinheiro; seus filhos Maria Cristina, Maria Silvia, Maria de Lourdes, Maria Luiza e Paulo Eduardo; sua irmã Maria do Carmo Pinheiro S. Arruda e sobrinhos. A promotora de Justiça Flavia Mendes Pereira Rivelli Caçador e servidores marcaram presença na solenidade.

        São Roque – O desembargador Roque Komatsu, cujo nome batiza o Fórum de São Roque, foi homenageado em solenidade no Salão do Júri. Prestigiaram o evento o juiz diretor em exercício, Diego Ferreira Mendes; o desembargador João Sabino Neto; os magistrados da comarca Cássio Pereira Brisola e Flavio Roberto de Carvalho; os promotores de Justiça Suzana Peyrer Laino Ficker, Washington Luiz Rodrigues Alves e Wilson Velasco Júnior; o advogado Henrique Luiz Arnóbio, representando o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em São Roque, Marco Paulo Dal Bello; a viúva de Roque Komatsu, Regina Yasko Komatsu, o irmão dele Pedro, a filha Paula e o amigo José Rubens de Moraes.

        Piedade – Em 23 de janeiro foi realizada cerimônia de homenagem ao desembargador Oswaldo Pinto do Amaral, à qual compareceram filhos e netos do patrono, representantes do Poder Público e servidores do Tribunal. Fizeram uso da palavra o juiz diretor do fórum, Cássio Mahuad, a prefeita Maria Vicentina Pereira Godinho da Silva e o presidente da Subseção da OAB de Piedade, Elio Leite Junior. A placa foi descerrada e o retrato, inaugurado pelos filhos Marimila Teixeira do Amaral e Carlos Oswaldo Teixeira do Amaral, que também se pronunciou. A imprensa local cobriu a solenidade.

        Taubaté – O cotidiano forense no dia 23 foi modificado com a comemoração do Dia do Patrono e a inauguração da foto do homenageado, desembargador Paulo de Oliveira Costa, pelos juízes Paulo Roberto da Silva (Fazenda Pública) e Érico Di Prospero Gentil Leite (diretor do fórum e da 9ª RAJ). O servidor José Reis discursou, contando um pouco da história da vida do desembargador, cujo nome batiza o fórum criminal. Ao final, foi realizada confraternização com os presentes.

        Artur Nogueira – O foro distrital também ganhou uma movimentação diferente no último dia 26, com a comemoração do Dia do Patrono, desembargador Emeric Levai. Promoveu-se exposição com documentos escritos por ele, artigos, biografia e fotos, revistas que continham artigos do homenageado e livros publicados pelo desembargador. O Museu do TJSP emprestou a toga que o magistrado usava e as medalhas recebidas do TJSP e do Ministério Público.

        A juíza Roseli José Fernandes Coutinho fez pronunciamento a respeito do homenageado, contando um pouco da atuação dele. “É importante que em determinado momento olhemos para trás e vejamos a trajetória de quem fez parte da história do Tribunal e do que ele é hoje”, disse. O promotor de Justiça Luis Henrique Scanferia também fez uso da palavra, pois o homenageado atuou no MP. Entre os convidados e presentes estavam o advogado e filho Eduardo Levai e o irmão de Emeric, Eduardo Buzaki; o prefeito de Holambra, Fernando Fiori de Godoy, o presidente da Câmara Municipal de Holambra, Petrus Bartholomeus Weel, o vice-presidente da Câmara de Holambra, José Zan da Silva; o vereador de Holambra Geza Arbocz; a coordenadora do Museu do TJSP, Maria Cristina Maia de Castro; o responsável pelo Centro de Memória Eleitoral do TRE-SP, José D`Amico Bauab; e o pesquisador do Centro de Memória do TRE-SP Luiz Alexandre Negrão.

 

        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / divulgação e DF (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP