Memória

Destaque

O poder da música – trabalho musical promoveu ingresso de servidor no TJSP

       Na estrada da vida sempre aparecem pessoas que contribuem com momentos decisivos, como na escolha do curso de graduação, do novo emprego; enfim, de um caminho a seguir. No caso do servidor Antonio Carlos Lara, foi a música que o levou a conhecer um anônimo da “Família Forense” e a traçar sua vida profissional no Tribunal de Justiça de São Paulo. O projeto Jus_Social deste mês retrata essa história.
        
Economista de formação, Antonio Carlos, ou Toninho, como também é conhecido, nasceu e se criou na capital paulista. Filho de Augusto Lara e Maria Benevenuta Lara, dividiu o lar com mais sete irmãos. Casou-se com Fátima Lara e é pai da estudante de Medicina, Larissa Lara. 
        
Seu contato com a música começou muito cedo. Aprendeu violão com o pai e, ao longo dos anos, trabalhou como músico de apoio e back-vocal em várias casas de show em São Paulo. Ainda hoje se apresenta em casamentos, festas, aniversários e outros eventos fechados. Ao ingressar no TJSP, seu lado artístico parou de ser o ganha-pão e passou a ser executado como hobby, com a conciliação do trabalho e da atividade musical. 
        
O incentivo para trabalhar no Judiciário aconteceu numa ocasião inusitada. No final da década de 90, Antonio Carlos estava, em um restaurante de Ubatuba, trabalhando como músico. Um servidor do fórum de Mogi das Cruzes, em férias no litoral, jantava no local e no bate-papo contou que haveria concurso para escrevente em 1998. O músico se interessou e ficou de olho na publicação do edital. "Depois que ingressei no Tribunal, infelizmente, não tive mais contato com esse funcionário", diz (quem sabe ao ler este texto, o servidor citado identifica a cena?).
        
Antonio Carlos ingressou no Tribunal de Justiça em agosto de 2000 como escrevente técnico judiciário. Atualmente ocupa o cargo de chefe de Seção Judiciário na Secretaria de Orçamento e Finanças – SOF 1.2.2. Para ele, a música contribui muito em sua vida pessoal e profissional. "Com certeza, o improviso ajuda a sair de várias situações sem se desesperar. A música obriga a ser disciplinado e, se não for, não consegue ser músico com fluência", assegura. “Trago para o meu trabalho no Tribunal de Justiça todo o meu amor pela música e me dedico ao Judiciário como se tivesse dedicando à música.”     
        M
ensagem – "Você tem que ser determinado a fazer tudo com amor. Se não fizer por amor... Esquece. Se você tem amor, o conteúdo aumenta muito, você busca mais e mais conteúdo. Temos que colocar amor em tudo na vida. A certeza de dar certo é de 100%.”

        Projeto Jus_Social – Este texto faz parte do Projeto Jus_Social, implementado em março de 2011. Consiste na publicação no site do TJSP, sempre no dia 1º de cada mês, de um texto diferente do padrão técnico-jurídico-institucional. São histórias de vida, habilidades, curiosidades, exemplos de experiências que pautam as notícias publicadas sobre aqueles que, de alguma forma, realizam atividades que se destacam entre servidores ou magistrados. Pode ser no esporte, em campanhas sociais, no trabalho diário, enfim qualquer atividade ou ação que os diferencie. Com isso, anônimos ganham vida. Com o Jus_Social, o Tribunal de Justiça de São Paulo ganhou o X Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2012 (categoria Endomarketing).

 

        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / GD e Arquivo pessoal (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP