Memória

Destaque

‘Agenda 150 Anos’ homenageia juiz Wilson Gomes de Melo

Iniciativa  resgata trajetória e exemplo de grandes magistrados.


        A Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante apresentou ontem (9) a história do juiz Wilson Gomes de Melo, magistrado que teve a carreira interrompida cedo, mas que deixou forte marca em todos aqueles que o conheceram. O objetivo do projeto é divulgar as trajetórias de grandes figuras do Tribunal de Justiça de São Paulo, de modo a servir de exemplo e motivar as atuais gerações.
        
O orador em nome do TJSP foi o ministro Massami Uyeda. “Extenuante e exaustiva é a tarefa cometida ao magistrado, mas o ofício de julgar, antes de ser profissão, é missão a que se devotou a realizar ao assumir a Magistratura e ao prestar o solene compromisso de julgar de acordo com os ditames de sua consciência, Constituição e as leis do Brasil”, afirmou.
        
“Assim, a grandeza do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo se mede pela grandeza de seus magistrados e servidores. O nosso homenageado, doutor Wilson Gomes de Melo, e disto somos testemunhas, foi juiz de direito que honrou a toga que vestiu”, declarou o ministro.
        
O homenageado ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1971. Após a graduação atuou como advogado até ingressar na Magistratura, em 1985. Foi juiz substituto em Santos e titular em Jacupiranga. Mais tarde atuou na 2ª Vara Cível de Santo Amaro e na 11ª Vara da Fazenda Pública da Capital, nas quais teve como colega Massami Uyeda. Wilson Gomes de Melo faleceu em 2004, quando era o juiz titular da 11ª Vara da Fazenda Pública.
        
“O que ele me ensinou utilizo até hoje”, afirmou a juíza Maria Gabriella Pavlópoulos Spaolonzi, titular da 13ª Vara da Fazenda Pública da Capital. A magistrada contou aos presentes que trabalhou ao lado do homenageado e que dele obteve valiosas lições tanto profissionais quanto humanas. “Aprendi que é possível construir um grupo de trabalho familiar e amigo”, disse ela. “Agradeço a Deus por tudo o que ele ensinou.”
        
O presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti falou no encerramento da cerimônia. “O magistrado vem para servir, para cumprir uma missão. A do Wilson acabou sendo mais curta, mas ele deixou um grande exemplo e uma família no fórum”, declarou. Paulo Dimas emocionou-se ao lembrar entes queridos que também partiram antes do tempo. “A vida é tão efêmera, temos que ter tolerância, amizade, respeito, compaixão, enfim, bons sentimentos. Wilson foi um grande magistrado. Que Deus o abençoe onde estiver e abençoe a todos nós.” 
        
Também participaram da solenidade o vice-presidente do TJSP, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Renato de Salles Abreu Filho; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, juiz Silvio Hiroshi Oyama; o pró-reitor de Cultura e Relações Comunitárias da PUC-SP, desembargador Antonio Carlos Malheiros; o diretor cultural da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Antonio Raphael Silva Salvador, representando o presidente; o integrante do programa Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante, juiz Ricardo Felício Scaff; a diretora do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo, Giselle Dias Rodrigues de Oliveira Barros, representando o presidente; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Sergio Ricardo Moretti; a viúva do homenageado, Mara Maria Demétrio Gomes de Melo; a filha Carolina Demétrio Gomes de Melo di Monaco; o genro Carlos Eduardo Amaral di Monaco; demais desembargadores, juízes, membros do Ministério Público, defensores públicos, advogados, autoridades civis e militares, servidores da Justiça e familiares. 
        Mais fotos no  Flickr.
       
        C
omunicação Social TJSP – GA (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP