Memória

Destaque

TJSP promove visitas telepresenciais na 19ª Semana de Museus

Palácio da Justiça realizou primeiro tour virtual com libras.

  O Tribunal de Justiça de São Paulo participa da 19ª Semana de Museus promovendo visitas telepresenciais ao Museu da Justiça, sediado no Palacete Conde de Sarzedas, e ao Palácio da Justiça, sede da Corte paulista. Ambos os prédios abrigam parte importante da história e memória do TJSP e contam com programação agendada para toda a semana.

 

Palácio da Justiça - Até ontem (18) já haviam sido recebidos mais de 250 participantes nas visitas virtuais, que contou com inscritos da Universidade São Francisco – Campus Itatiba; da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC); do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (Unisalesiano) – Araçatuba; e do Colégio Seli.
Para receber os alunos do Colégio Seli – instituição de ensino que atende alunos surdos ou com deficiência auditiva -, o Palácio ofereceu, pela primeira vez, a intermediação em Libras da visita virtual. Além da versão do vídeo da visita virtual produzida com Libras e legenda, a servidora Talita Pereira Messias interpretou as interações ao vivo entre apresentadores e participantes surdos.
Os juízes assessores da Presidência e integrantes da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJSP João Baptista Galhardo Júnior, Alexandre Andretta dos Santos, Gabriel Pires de Campos Sormani e Juliana Amato Marzagão também participaram do evento. O juiz João Baptista Galhardo Júnior representou o presidente da Corte e congratulou a realização do evento acessível. “Hoje nossos caros alunos irão conhecer o Palácio da Justiça e o que ele significou na história da Justiça brasileira e paulista. Além de uma arquitetura ímpar, ele traduz séculos de aplicação da lei. E hoje, esta visita, através da comunicação em Libras, faz com que o Tribunal de Justiça caminhe ainda mais fortemente para essa inclusão social”, pontou o magistrado. A programação de visitas virtuais ao Palácio da Justiça continua até quinta (20), para os grupos previamente agendados, incluindo mais duas visitas acessíveis em Libras para alunos surdos.
Na sexta-feira (21), as visitas serão abertas a funcionários do TJSP e público em geral. Interessados podem se inscrever pelo e-mail visita@tjsp.jus.br. Os tour ocorrerão às 11h, 14h e 16h30. Durante a visita serão percorridos o Salão dos Passos Perdidos; o Salão do Júri; o Salão Nobre (Sala Ministro Manuel da Costa Manso), utilizado para eleições do Tribunal de Justiça e sessões do Órgão Especial; e outros espaços que abrigam o acervo histórico do TJSP.

  Museu da Justiça – No Dia Internacional dos Museus, comemorado ontem (18), foram recebidos mais de 350 visitantes de cinco instituições diferentes, entre professores e alunos das escolas estaduais E.E. Wolny Carvalho Ramos e E.E. Nagib Izar; do Instituto Moura Lacerda; da Faculdade de Direito de Itu (Faditu) e do curso de Museologia da ETEC - Parque da Juventude.
A coordenadora do museu, desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani, participou de todas as visitas programadas para a data. “O que dá sentido ao patrimônio e a tudo isso que compartilhamos através de uma visita telepresencial ao Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo, no Dia Internacional dos Museus, é a dimensão social. O conhecimento da nossa história também é direito inerente da nossa cidadania e nós precisamos torná-lo próximo de todo cidadão”, considerou.
O Museu da Justiça segue com a programação especial de visitas telepresenciais durante toda a 19ª Semana dos Museus. A visita é focada no acervo da instituição, processos e documentos históricos; móveis centenários e arquitetura do local. O tour guiado destaca a importância e relevância dos museus para a sociedade, bem como sua atuação no âmbito do judiciário.

  Comunicação Social TJSP – TM (texto) / AC e PS (reprodução e arte)

imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais: 

  www.facebook.com/tjspoficial

www.twitter.com/tjspoficial

www.youtube.com/tjspoficial

www.flickr.com/tjsp_oficial

www.instagram.com/tjspoficial


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP