TJSP inicia 3ª Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação

Palestras abordarão tema até sexta-feira.
 
O Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Diretoria de Apoio aos Servidores (Daps), deu início, nesta segunda-feira (5), à 3ª edição da Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação, que acontece na modalidade on-line. A abertura contou com a participação do coordenador da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Sexual e da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJSP, desembargador Irineu Jorge Fava, e da juíza assessora da Presidência, Karina Ferraro Amarante Innocencio.
Representando o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, a juíza Karina Ferraro destacou a importância da iniciativa. “Para mim é uma grande honra fazer parte desta cerimônia virtual de abertura da terceira edição da Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação”, disse. O desembargador Irineu Jorge Fava ressaltou as ações da Corte paulista na promoção de um ambiente de trabalho mais saudável. “Para nossa satisfação, temos neste Tribunal uma diretoria totalmente voltada para combater o assédio e a discriminação. A Presidência do TJSP vem dando uma atenção ampla e irrestritas a essas bandeiras”, pontuou o magistrado.
A primeira palestra da semana foi ministrada pela juíza da 6ª Turma Recursal da Fazenda Pública em Salvador, Ana Conceição Barbuda Sanches Guimarães Ferreira, com o tema “Silêncios que julgam: enfrentamento ao assédio e à discriminação no Poder Judiciário”. A magistrada explicou que, para desenvolver a cultura de um ambiente de trabalho mais saudável, é preciso ouvir e acolher as vítimas. “Por meio do acolhimento, da transparência, de canais eficazes de denúncia e da garantia de que não haverá represálias, podemos romper o silêncio das vítimas e eliminar ambientes tóxicos”, ressaltou.
A Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação ocorre em consonância à Resolução CNJ nº 351/20, que instituiu a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação no âmbito do Judiciário. As palestras on-line seguem até sexta-feira (9), sempre às 16 horas, voltadas para o público interno. Os links de acesso serão encaminhados diariamente por e-mail.
 
  Confira a programação:
6/5 - “Diversidade sexual e de gênero, respeito e justiça” (Palestrante Deborah Malheiros)
7/5 - “Como lidar com o assédio moral no ambiente de trabalho” (Palestrante Isabela Centrone)
8/5 - “O racismo e suas nuances” (Palestrante Clarissa Menezes da Costa Dantas)
9/5 - “O assédio nosso de cada dia” (Palestrante Angela Bárbara Lima Saldanha Rêgo)
 
Como denunciar?
Servidoras e servidores vítimas de assédio moral, assédio sexual ou discriminação podem formalizar denúncia pela intranet, acessando o botão "Assédio Denúncia" (disponibilizado nos links rápidos), ou pelo endereço de e-mail daps@tjsp.jus.br. Para mais informações, consulte a cartilha disponibilizada pela Daps.
 
Comunicação Social TJSP – BL (texto) / LC (reprodução e arte)
 
Siga o TJSP nas redes sociais:

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP