TJSP participa do 3º Encontro Interinstitucional do eproc

Evento realizado em Belo Horizonte.

 

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, liderou comitiva de magistrados e servidores do Judiciário paulista presentes no 3º Encontro Interinstitucional do eproc, realizado entre segunda-feira (5) e hoje (7), em Belo Horizonte. O evento reuniu presidentes e representantes de todos os tribunais que integram a comunidade eproc, debatendo práticas bem-sucedidas na implementação e ferramentas de otimização do sistema.

Uma das novidades apresentadas foi o Portal Nacional do Conhecimento eproc, cujo desenvolvimento foi conduzido pelo TJSP, com apoio dos demais tribunais. A secretária de Gestão de Pessoas do TJSP, Vanessa Cristina Martiniano, e o diretor de Capacitação, Hudson Carvalho de Camargo, apresentaram aos participantes a funcionalidade, integrada à plataforma Moodle, que oferecerá cursos em vídeos, apostilas e fóruns de discussão, sempre com ênfase em conteúdos colaborativos produzidos pelos integrantes da comunidade. Ainda neste mês será realizada capacitação de gestores administrativos de tribunais sobre o funcionamento do Portal Nacional do Conhecimento eproc, bem como ajustes finais para a disponibilização do acesso.

 

Abertura e palestras

O encontro foi realizado na sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com realização da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e apoio do TJ de Santa Catarina (TJSC) e do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, deu as boas-vindas aos participantes. “Esse evento já entrou para nossa história. Estamos muito felizes em receber este encontro com representantes de diversos tribunais de todos país. Que seja um encontro muito produtivo e sejam novamente bem-vindos à nossa casa”, disse.

Durante os três dias, magistrados e servidores realizaram e assistiram a palestras que abordaram assuntos como visão colaborativa e interoperabilidade; soluções de inteligência artificial; governança na implementação; estratégias para gestão de processos; ferramentas de nuvem; migração de processos dos sistemas anteriores; entre outros.

Também houve assinatura dos acordos de cooperação técnica com quatro novos integrantes da comunidade eproc – os Tribunais de Justiça de Alagoas, Bahia, Mato Grosso do Sul e Sergipe –, além de uma homenagem ao presidente do TRF-4, desembargador Fernando Quadros, pelos esforços na disponibilização do sistema. “Quando idealizamos o eproc em 2009, muitos duvidaram que fosse se tornar uma referência no Poder Judiciário, mas demonstramos a nossa capacidade”, declarou o homenageado.

Pelo TJSP, também integraram a comitiva o coordenador da Área de Tecnologia da Informação, desembargador Antonio Carlos Alves Braga Júnior; os juízes assessores da Presidência Rodrigo Nogueira (Gabinete Civil) e Felipe Albertini Nani Viaro (Tecnologia da Informação, Planejamento e Gestão); os secretários Fabiano Sousa Martins (Governança de Sistemas) e Marco Antonio Lopes Samaan (Tecnologia da Informação); e demais servidores.

 

Implementação

Na próxima semana, a implementação do eproc em São Paulo avança para varas de competência do Juizado Especial Cível (JEC) da 7ª Região Administrativa Judiciária (7ª RAJ) – Santos, que se une às unidades dessa mesma competência da 1ª RAJ – Capital e 4ª RAJ – Campinas, onde o sistema já está em funcionamento. Confira o cronograma.

 

*Com informações do TJMG

 

Comunicação Social TJSP – RD (texto) / Divulgação (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br

          

Siga o TJSP nas redes sociais:

www.facebook.com/tjspoficial

www.x.com/tjspoficial

www.youtube.com/tjspoficial

www.flickr.com/tjsp_oficial

www.instagram.com/tjspoficial

www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP