TJSP participa da 23ª Semana Nacional dos Museus
Visitas ao Palácio da Justiça e Museu do Tribunal.
O Tribunal de Justiça de São Paulo participa, neste final de semana (17 e 18 de maio), da 23ª Semana Nacional dos Museus, com visitas monitoradas ao Palácio da Justiça, prédio histórico e sede do Judiciário paulista, e ao Palacete Conde de Sarzedas, que abriga o museu da instituição.
A ação é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e realizada anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). A cada ano, o Conselho Internacional dos Museus (Icom) lança um tema diferente para a celebração. Neste ano, será “O Futuro dos Museus em Comunidade em Rápida Transformação”. Confira a programação do TJSP:
Palácio da Justiça
As visitas monitoradas acontecem dias 17 e 18/5 às 10 horas, 13h30 e 15h30.
Serão percorridos o Salão dos Passos Perdidos, espaço de circulação central onde o público permanecia à espera dos julgamentos; o Salão do Júri, desativado em 1988 e onde ocorreram julgamentos de grande repercussão, como os do Cabo Bruno e Lindomar Castilho; o Salão Nobre Ministro Costa Manso, onde ocorrem as sessões do Órgão Especial; e outros espaços que abrigam parte do acervo histórico do TJSP.
No Salão dos Passos Perdidos, será possível visitar a exposição “Tribunal da Justiça paulista: sua história, seus personagens”, que retrata a evolução histórica do maior Tribunal do mundo em quantidade de processos, seus integrantes, sua arquitetura e fatos importantes.
Não há necessidade de agendamento para grupos pequenos.
Endereço: Praça da Sé, s/nº - Sé, São Paulo – SP
Horário de funcionamento: das 9 às 17 horas
Contato: (11) 4802-9215 | visita@tjsp.jus.br
Palacete Conde de Sarzedas (Museu do TJSP)
As visitas monitoradas acontecem dia 17/5 às 9 horas, 11h30, 13h e 14h30; e dia 18/5 às 9 horas, 11h30 e 14h30.
O tour é focado no acervo da instituição, composto por processos e documentos históricos, móveis centenários e arquitetura do local. Destaca a importância e relevância dos museus para a sociedade, bem como sua atuação no âmbito do judiciário.
O Museu contará, também, com a exposição itinerante alusiva aos 150 anos do Liceu de Artes e Ofícios “Em Escalas: Do macro ao micro – Retratos do Liceu na cidade de São Paulo”, uma versão reduzida da mostra que está em cartaz no Centro Cultural Liceu de Artes e Ofícios (CCLAO) e que revela a contribuição histórica da instituição na arquitetura de São Paulo.
Haverá, ainda, intervenções musicais do servidor do TJSP e guitarrista Aldo Scaglione, em celebração aos 100 anos do norte-americano Charlie Byrd.
Grupos devem realizar agendamento. Visitas individuais estão sujeitas à lotação do espaço.
Endereço: Rua Conde de Sarzedas, 100 – Sé, São Paulo – SP
Horário de funcionamento: das 9 às 17 horas
Contato: (11) 4635-9729 | museutj@tjsp.jus.br
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / MK (arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: