Presidente do TJSP é homenageado com a medalha “Sesquicentenário do Corpo Musical” da PMESP
Solenidade alusiva aos 168 anos da unidade.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, foi agraciado, hoje (10), com a medalha “Sesquicentenário do Corpo Musical”, em solenidade alusiva aos 168 anos do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), na sede da unidade. O presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, desembargador militar Enio Luiz Rossetto; e o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Marco Antonio Pimentel Pires, também foram condecorados, entre outras autoridades.
O Corpo Musical foi criado em 7 de abril de 1857 e a honraria instituída pelo Decreto nº 57.218/11 com o objetivo de homenagear personalidades civis e militares ou instituições públicas e privadas, que tenham prestado relevantes serviços ao Corpo Musical ou, de algum modo, prestado relevantes serviços ao Estado de São Paulo e à população paulista, contribuindo em prol da arte e da cultura para a elevação do nome da PMESP.
Após o toque do veterano e a entoação do Hino Nacional, ocorreu a leitura da nota alusiva aos 168 anos da unidade, assinada por seu comandante, o tenente-coronel PM Luiz Antonio Gomes da Silva. “Cada acorde tocado, cada nota cantada, carrega uma missão nova: levar arte, cidadania e esperança ao povo paulista. Com disciplina, sensibilidade e paixão, nossos músicos, que também são policiais militares, unem a firmeza da farda à delicadeza da melodia. Tocamos em praças, quartéis, areias das praias e até nas salas de hospitais. Somos presença marcante em operações policiais, mas também somos o abraço sonoro em tempos difíceis. Vamos onde o ser humano está, porque acreditamos que a música transforma, une e nos torna mais humanos."
Após a entrega das condecorações, continência ao pavilhão nacional e exibição de vídeo institucional, o subcomandante da PMESP, coronel PM Erick Gomes Bento, parabenizou os agraciados e falou sobre o Corpo Musical. “É a unidade mais antiga da Polícia Militar, com tradição que ecoa em todo o Estado de São Paulo. Uma mistura de arte, cultura e operacional. São poucos os que têm o dom de tocar um instrumento e proteger a sociedade paulista”, afirmou.
Em nome dos agraciados, o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, evidenciou a relação entre o Poder Judiciário e a Polícia Militar e realçou a importância da unidade homenageada. "O Corpo Musical é o baluarte, não só da música, como da cultura do Estado de São Paulo. É o elo entre a Polícia e o cidadão. Meus parabéns ao Corpo Musical pelos seus 168 anos e a todos os seus componentes. Jamais esmoreçam, porque os nossos dias são penosos e somente a música pode amenizá-los”, declarou.
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / KS (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: