TJSP prestigia troca de Comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo

Coronel Coutinho substitui coronel Cássio.
 
O vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira, representando o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; prestigiou, hoje (23), a solenidade de passagem de comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), realizada na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB). O coronel PM José Augusto Coutinho substitui o coronel PM Cássio Araújo de Freitas no comando-geral, e o coronel PM Erick Gomes Bento assume o cargo de subcomandante. 
A cerimônia contou com honrarias militares, revista à tropa, inauguração de retrato do coronel PM Cássio Araújo de Freitas na galeria da PMESP, marcha das tropas e outros ritos. A entrega da espada ao novo comandante-geral foi feita pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.  
Ao deixar o comando, o coronel Cássio falou do sentimento de dever cumprido, após cerca de 40 anos de serviços prestados à sociedade na Polícia Militar. “Se tem algo que motiva o bom soldado é uma missão atribuída a ele. Hoje eu finalizo meu propósito embainhando minha espada, mas não meu espírito”, declarou. 
O recém-empossado comandante-geral, coronel PM Coutinho, agradeceu a confiança depositada em seu trabalho. “Meu comando dará continuidade ao que vinha sendo desenvolvido pelo comandante Cássio. Saibam que terão, na minha pessoa, um comandante leal e sempre pronto para atender e ajudar o bom policial. As parcerias com as demais forças de segurança, com Ministério Público, o Poder Judiciário e demais órgãos serão renovadas e outras iniciadas.”
O secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, exaltou os coronéis e classificou-os como dois grandes líderes, “que sempre conduziram suas tropas pelo exemplo que foram e sempre serão para todos nós”.
Encerrando a cerimônia, o governador Tarcísio de Freitas classificou o dia como simbólico e ressaltou a importância dos valores aprendidos na carreira militar. “Foi a vocação que moveu os coronéis Cássio e Coutinho, e é a vocação que move cada um de vocês que fazem parte da grande Polícia Militar do Estado de São Paulo.”  Ao final, declarou sua confiança no novo comandante-geral: “Fará um grande trabalho que vai perpetuar o legado que garante a excelência dessa corporação.”
Também integraram o dispositivo de honra o comandante da APMBB, coronel PM Sandro Roberto Rondini; o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputado André do Prado; o deputado federal Gilberto Nascimento; o secretario estadual da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, o comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Marco Antonio Ismael Trovão; o comandante militar do Sudeste, general de exército Pedro Celso Coelho Montenegro; o comandante do IV Comando Aéreo Regional, major-brigadeiro do ar Luiz Cláudio Macedo Santos; o ministro do Superior Tribunal Militar, general Guido Amin Naves; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Silmar Fernandes; o presidente Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, desembargador militar Enio Luiz Rossetto; o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa; a procuradora-geral do Estado de São Paulo, Inês Maria dos Santos Coimbra de Almeida Prado; a defensora pública-geral de São Paulo, Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho; o desembargador José Damião Pinheiro Machado Cogan; o vice-prefeito de São Paulo, coronel PM Ricardo Mello Araújo; e outras autoridades. 
 
 
Comunicação Social TJSP – BL (texto) / PS (fotos)
 
Siga o TJSP nas redes sociais:
 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP