Justiça de São José do Rio Preto realiza 9º Mutirão Pop Rua Jud
Mais de 3 mil atendimentos em serviços básicos.
A Justiça de São José do Rio Preto realizou, no último domingo (29), o 9º Mutirão de Atendimento à População de Rua (Pop Rua Jud) e o 6º Mutirão da Cidadania, para fornecimento de serviços básicos a pessoas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é uma ação conjunta entre o Tribunal de Justiça de São Paulo, a Prefeitura, a Diocese local e diversas entidades públicas e privadas, totalizando 39 instituições participantes e 235 colaboradores.
Foram cerca de 3,3 mil atendimentos na região central da cidade, envolvendo emissão de documentos, regularização de situação eleitoral, orientações sobre Cadastro Único e programas de transferência de renda, aconselhamento jurídico, encaminhamentos para trabalho e cursos profissionalizantes, consultas médicas e psicológicas, entrega de refeições, serviços de higiene e cuidados básicos, atendimentos a pets, entre outros.
A iniciativa resultou no acolhimento de mais de 50 pessoas em situação de rua, que foram encaminhadas a instituições de assistência social. “A força desse trabalho solidário é tão intensa que muitas pessoas em situação de rua comparecem decididas a buscar acolhimento, tratamento e uma chance real de recomeço. Cremos que esse também é o papel do Judiciário: ajudar a comunidade em suas questões mais difíceis, estar sempre presente com a nossa força para o bem comum”, destaca o juiz da Vara da Infância e da Juventude de São José do Rio Preto e um dos coordenadores da iniciativa, Evandro Pelarin.
O Pop Rua Jud ação atende à determinação da Resolução nº 425/21 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabeleceu a Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e propôs, entre outras ações, a realização de mutirões para fortalecer a cidadania dessa parcela mais vulnerável da população.
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / Divulgação (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.linkedin.com/company/tjesp