EPM e Enfam realizarão curso “Formação de formadores – Nível – 1 Módulo 1” em Campinas

Inscrições até 1º/8.

 

A Escola Paulista da Magistratura (EPM), em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), promove o curso Formação de formadores – Nível – 1 Módulo 1, sob a coordenação do desembargador José Henrique Rodrigues Torres e do juiz José Eugenio do Amaral Souza Neto.

As aulas serão ministradas de 18 a 20 de agosto, das 8h30 às 12h30 e das 14 às 18 horas, no Fórum de Campinas, localizado na Av. Francisco Xavier de Arruda Camargo, 300. Atuarão como formadores o desembargador José Henrique Rodrigues Torres, o juiz José Eugenio do Amaral Souza Neto e o pedagogo Erisevelton Silva Lima. O curso visa ao aperfeiçoamento da matéria de ensino e ao desenvolvimento de competências relativas ao exercício da docência de magistrados, servidores e outros profissionais que atuem no planejamento e demais atividades de formação e aperfeiçoamento de magistrados.

Foram disponibilizadas 30 vagas para magistrados e servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo. Caso sobrem vagas, poderão participar magistrados e servidores de outros tribunais.

As inscrições vão até 1º de agosto. Os inscritos serão matriculados pela EPM, respeitados a ordem cronológica das inscrições e o público-alvo. Haverá convocação dos matriculados e dos docentes pela Presidência do TJSP. Mais informações no edital

 

Programa:

- 18/8

Aula 1

8h às 8h30 – Credenciamento

 

8h30 às 9h – Abertura – boas-vindas – apresentação

 

9h às 10h - Educação profissional, a função da escola no contexto da Magistratura e diretrizes pedagógicas da Enfam/escolas

A educação profissional da Magistratura – quais saberes, quais competências, qual formação?

A docência no contexto da Magistratura – quais saberes, quais competências, quais aspectos considerarmos?

Atividade introdutória: o desenvolvimento da formação e da docência no contexto da Magistratura: articulação com atividade prévia, diretrizes da Enfam e prática docente na formação judicial/da Magistratura

 

10h às 10h20 – Intervalo

 

10h20 às 12h30 – Especificidades do ensino e da aprendizagem no contexto da Magistratura – formação e docência

O saber docente no contexto da formação da Magistratura – elementos constitutivos do trabalho educativo considerando o contexto, as diretrizes pedagógicas da Enfam/escola e o projeto pedagógico da instituição

Atividade de aplicação – estudo de caso (Sorriso de Monalisa)

 

Aula 2

14h às 14h30 – Construção coletiva do saber/competências docentes e especificidades do ensino e da aprendizagem

Finalização da atividade de aplicação – estudo de caso (Sorriso de Monalisa)

 

14h30 às 18h – O aprender e ensinar para desenvolver competências no cenário da Magistratura

Aspectos didático-pedagógicos (e outros) envolvidos nos processos de aprender, ensinar e avaliar, traçando estratégias de ensino apoiadas no desenvolvimento de metodologias ativas para desenvolver competências

Atividade de aplicação: dinâmicas como GVGO e outras e atividades teórico-práticas, conforme plano de atividades docentes

 

- 19/8

Aula 3

8h30 às 8h45 - Registros de frequência e registros reflexivos – no PadLet da turma (sínteses do dia anterior)

 

8h45 às 11h30 – As diretrizes pedagógicas da Enfam e o processo de ensino orientado para o desenvolvimento de competências

Educação, instrução e a docência no contexto da Magistratura

Especificidades do ensino e da aprendizagem – ensinar, aprender e avaliar (aspectos teórico-didático-pedagógico-metodológicos com base na literatura e no contexto)

Os desafios, o papel e as atividades docentes no contexto educacional e da Magistratura.

Atividade de aplicação: atividades com finalidade de reflexão, análise e sensibilização – com aplicação de narrativas, demonstrações, exposições dialogadas e outras, e atividades teórico-práticas, conforme plano de atividades docentes

 

11h30 às 12h30 – Planejamento e o processo de ensino orientado para o desenvolvimento de competências – direcionamentos das diretrizes pedagógicas da Enfam e da literatura educacional

Competências e os saberes docentes no contexto de formação profissional da Magistratura

A construção do conhecimento e o planejamento da formação profissional da Magistratura na perspectiva curricular de desenvolvimento de competências

Atividade de aplicação: atividades com finalidade de reflexão, análise e sínteses com aplicação de estudo de caso, simulação e outras, e atividades teórico-práticas, conforme plano de atividades docentes

 

Aula 4

13h30 às 16h – O planejamento/desenho de ações educativas e a organização do trabalho educativo/pedagógico – aspectos teórico-práticos

Planejamento pedagógico/de cursos

Organização do plano de atividades/aula – prática orientada

 

16h às 16h20 – Intervalo

 

16h20 às 18h – Atividade de aplicação: oficina de planejamento de atividades/aula organização do trabalho pedagógico – prática orientada/simulada (plano e simulação de realização de uma aula em dez minutos)

 

- 20/8

Aula 5

8h30 às 11h30 – Resultados e sínteses – processo de aprendizagem: a realização de uma aula – orientações e finalização de preparativos para simulação da aula de dez minutos (simulação/apresentação de resultados)

 

11h30 às 12h30 – Atividade de aplicação: simulações de uma aula de dez minutos (realização e avaliação de uma aula)

 

Aula 6

14h às 15h30 – Continuação das simulações de aulas – realização e avaliação de uma aula

 

15h30 às 16h – Sínteses reflexivas sobre as práticas orientadas/simuladas e Autoavaliação, avaliação do curso e avaliação dos formadores

 

16h às 18h – Encerramento – dinâmica final

 

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