EPM e Enfam realizarão curso “Formação de formadores – Nível – 1 Módulo 1” em Campinas
Inscrições até 1º/8.
A Escola Paulista da Magistratura (EPM), em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), promove o curso Formação de formadores – Nível – 1 Módulo 1, sob a coordenação do desembargador José Henrique Rodrigues Torres e do juiz José Eugenio do Amaral Souza Neto.
As aulas serão ministradas de 18 a 20 de agosto, das 8h30 às 12h30 e das 14 às 18 horas, no Fórum de Campinas, localizado na Av. Francisco Xavier de Arruda Camargo, 300. Atuarão como formadores o desembargador José Henrique Rodrigues Torres, o juiz José Eugenio do Amaral Souza Neto e o pedagogo Erisevelton Silva Lima. O curso visa ao aperfeiçoamento da matéria de ensino e ao desenvolvimento de competências relativas ao exercício da docência de magistrados, servidores e outros profissionais que atuem no planejamento e demais atividades de formação e aperfeiçoamento de magistrados.
Foram disponibilizadas 30 vagas para magistrados e servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo. Caso sobrem vagas, poderão participar magistrados e servidores de outros tribunais.
As inscrições vão até 1º de agosto. Os inscritos serão matriculados pela EPM, respeitados a ordem cronológica das inscrições e o público-alvo. Haverá convocação dos matriculados e dos docentes pela Presidência do TJSP. Mais informações no edital.
Programa:
- 18/8
Aula 1
8h às 8h30 – Credenciamento
8h30 às 9h – Abertura – boas-vindas – apresentação
9h às 10h - Educação profissional, a função da escola no contexto da Magistratura e diretrizes pedagógicas da Enfam/escolas
A educação profissional da Magistratura – quais saberes, quais competências, qual formação?
A docência no contexto da Magistratura – quais saberes, quais competências, quais aspectos considerarmos?
Atividade introdutória: o desenvolvimento da formação e da docência no contexto da Magistratura: articulação com atividade prévia, diretrizes da Enfam e prática docente na formação judicial/da Magistratura
10h às 10h20 – Intervalo
10h20 às 12h30 – Especificidades do ensino e da aprendizagem no contexto da Magistratura – formação e docência
O saber docente no contexto da formação da Magistratura – elementos constitutivos do trabalho educativo considerando o contexto, as diretrizes pedagógicas da Enfam/escola e o projeto pedagógico da instituição
Atividade de aplicação – estudo de caso (Sorriso de Monalisa)
Aula 2
14h às 14h30 – Construção coletiva do saber/competências docentes e especificidades do ensino e da aprendizagem
Finalização da atividade de aplicação – estudo de caso (Sorriso de Monalisa)
14h30 às 18h – O aprender e ensinar para desenvolver competências no cenário da Magistratura
Aspectos didático-pedagógicos (e outros) envolvidos nos processos de aprender, ensinar e avaliar, traçando estratégias de ensino apoiadas no desenvolvimento de metodologias ativas para desenvolver competências
Atividade de aplicação: dinâmicas como GVGO e outras e atividades teórico-práticas, conforme plano de atividades docentes
- 19/8
Aula 3
8h30 às 8h45 - Registros de frequência e registros reflexivos – no PadLet da turma (sínteses do dia anterior)
8h45 às 11h30 – As diretrizes pedagógicas da Enfam e o processo de ensino orientado para o desenvolvimento de competências
Educação, instrução e a docência no contexto da Magistratura
Especificidades do ensino e da aprendizagem – ensinar, aprender e avaliar (aspectos teórico-didático-pedagógico-metodológicos com base na literatura e no contexto)
Os desafios, o papel e as atividades docentes no contexto educacional e da Magistratura.
Atividade de aplicação: atividades com finalidade de reflexão, análise e sensibilização – com aplicação de narrativas, demonstrações, exposições dialogadas e outras, e atividades teórico-práticas, conforme plano de atividades docentes
11h30 às 12h30 – Planejamento e o processo de ensino orientado para o desenvolvimento de competências – direcionamentos das diretrizes pedagógicas da Enfam e da literatura educacional
Competências e os saberes docentes no contexto de formação profissional da Magistratura
A construção do conhecimento e o planejamento da formação profissional da Magistratura na perspectiva curricular de desenvolvimento de competências
Atividade de aplicação: atividades com finalidade de reflexão, análise e sínteses com aplicação de estudo de caso, simulação e outras, e atividades teórico-práticas, conforme plano de atividades docentes
Aula 4
13h30 às 16h – O planejamento/desenho de ações educativas e a organização do trabalho educativo/pedagógico – aspectos teórico-práticos
Planejamento pedagógico/de cursos
Organização do plano de atividades/aula – prática orientada
16h às 16h20 – Intervalo
16h20 às 18h – Atividade de aplicação: oficina de planejamento de atividades/aula – organização do trabalho pedagógico – prática orientada/simulada (plano e simulação de realização de uma aula em dez minutos)
- 20/8
Aula 5
8h30 às 11h30 – Resultados e sínteses – processo de aprendizagem: a realização de uma aula – orientações e finalização de preparativos para simulação da aula de dez minutos (simulação/apresentação de resultados)
11h30 às 12h30 – Atividade de aplicação: simulações de uma aula de dez minutos (realização e avaliação de uma aula)
Aula 6
14h às 15h30 – Continuação das simulações de aulas – realização e avaliação de uma aula
15h30 às 16h – Sínteses reflexivas sobre as práticas orientadas/simuladas e Autoavaliação, avaliação do curso e avaliação dos formadores
16h às 18h – Encerramento – dinâmica final
Comunicação Social TJSP – MA (texto) / LS (arte)
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