Mais uma vez, TJSP abre suas portas para um fim de semana cultural

        O Tribunal de Justiça de São Paulo mais uma vez abriu suas portas no fim de semana para oferecer um pouco de cultura e arte, além de história da Justiça paulistana e do Palácio, sede do TJSP e marco ar­quitetônico da cidade, projetado por Ramos de Azevedo. As atividades fazem parte da programação da 7ª Primavera dos Museus, evento nacional promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que teve como tema as con­tribuições da África, dos africanos escraviza­dos e dos afrodescendentes para a formação do Brasil e da brasilidade.

        No Palácio da Justiça, o público apreciou a exposição histórica temporária Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira – Uma Visão Institucional onde estavam exibidos documentos e banners relacionados ao tema, entre eles cartas de alforria e um processo de "ação de liberdade", proposto em 1874.

        Foram promovidas também oito visitas monitoradas, quatro em cada dia, em que o público recebeu pinceladas de história e curiosidades que enlaçam o Judiciário paulista e do prédio que lhe abriga.

        No Museu do Tribunal ou Palacete Conde de Sarzedas, ou ainda, Castelinho como é carinhosamente chamado, as atividades foram adiante das visitas. Elas foram finalizadas ao som de violão da cantora Juliana Maia que interpretou canções do Século XIX. Com muita simpatia, a artista presentou seu público, entre uma canção e outra, com história do Brasil, fazendo um paralelo com a música.

        O público foi o mais diverso: crianças, jovens, adultos e idosos vieram ao Poder Judiciário não para resolver conflitos e sim para buscar cultura, arte e história oferecidas. Um trabalho diferenciado que vem sendo implantado por servidores e magistrados não-somente na capital, como também no interior e litoral paulista. De certa forma, pode-se dizer que os visitantes receberam Justiça, pois o oferecimento proporcionado pelo Tribunal contribui para aproximar a população e lhe apresentar um novo e moderno Judiciário que se preocupa com as causas da sociedade. Um Judiciário que chama a população para seus braços. 

        Comunicação Social TJSP - LV (texto e fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP