Equipe do PUMA apresenta resultados do projeto de informatização do TJSP

        “Algo somente é impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário.” A frase que iniciou apresentação sobre os resultados do Plano de Unificação Modernização e Alinhamento do Tribunal de Justiça de São Paulo (PUMA), que aconteceu hoje (13) no gabinete do presidente Ivan Sartori, representa o espírito do projeto que levou o processo digital a 42% das varas de todo o Estado e a 100% da 2ª instância do Judiciário paulista.

        O PUMA foi colocado em prática na atual gestão para implantação de sistema informatizado único de controle de processos e ampliação do número de varas digitais, que são aquelas com processos eletrônicos (sem papel). A equipe da empresa Softplan, responsável pelo Sistema de Automação Judiciária (SAJ), apresentou dados do projeto, como infraestrutura, metodologia de treinamento e quantidade de pessoas envolvidas.

        Veja alguns números do PUMA em 1ª e 2ª instâncias:

        1ª instância

        - 2.100 unidades judiciais atingidas (cartórios, distribuidores e central de mandados)

        - 8.829 servidores treinados presencialmente

        - 31.250 servidores capacitados pelo sistema de ensino a distância

        - 63,4 milhões de processos migrados

        2ª instância (dados até novembro de 2013)

        - 535 gabinete implantados

        - 2.900 servidores treinados

        - 16 mil peticionamentos eletrônicos por mês

        - 12 milhões de folhas que não precisaram ser impressas

        - 1.449 árvores não derrubadas

        - 170 toneladas de dióxido de carbono (CO2) retirados do ar

        - redução de 40% do tempo de trâmite do recurso


        O PUMA foi escolhido entre os três melhores trabalhos na premiação “Projetos do Ano 2013”, promovida pela Revista Mundo Project Management, que tem entre os jurados integrantes de instituições renomadas, como as Fundações Getúlio Vargas e Dom Cabral. No quesito “Impacto Socioeconomico-Ambiental” o Plano de Unificação ficou em primeiro lugar.

        Também participaram da reunião o vice-presidente do TJSP, desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Samuel Alves de Melo Junior; os juízes assessores da Presidência Guilherme de Macedo Soares, Gustavo Santini Teodoro e Fernando Antonio Tasso; o juiz assessor da Corregedoria Geral da Justiça Ricardo Tseng Kuei Hsu; o juiz assessor da Presidência da Seção Criminal Antonio Maria Patiño Zorz; o secretário da Presidência, Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar; os coordenadores da Secretaria de Primeira Instância Luiz Carlos Garcia Cardoso e Clovis Ribeiro da Cruz e equipe da Softplan. Da Softplan participaram Leonardo Müller, Rafael Stabile, Marcio Marafon, Douglas Alvares, Rodrigo Santos, Fabiano Reis e Beatriz Santana.

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP