Lançada ‘I Semana Nacional do Tribunal do Júri’ em São Paulo

        O Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães (Fórum Criminal da Barra Funda) recebeu hoje (17) a solenidade de lançamento da I Semana Nacional do Tribunal do Júri, que acontece até a próxima sexta-feira em todo o país. O trabalho é promovido pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), do Conselho Nacional de Justiça.

        O objetivo da iniciativa é julgar, em todos os tribunais do júri do país, processos cujas denúncias foram recebidas até o último dia do ano de 2009, de acordo com previsão estabelecida pela Meta 4 do CNJ. No Estado de São Paulo serão julgados 146 processos que se enquadram na meta, entre os quais 26 do 1º Tribunal do Júri, escolhido por possuir o maior número de ações em condições de julgamento. A solenidade foi aberta pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Elliot Akel, que agradeceu à presença de todos à cerimônia, assim como às parcerias com os colegas do Ministério Público e da Defensoria Pública para o sucesso da empreitada.

        Em seguida, o corregedor passou a palavra ao coordenador do Comitê de Mobilização da Meta 4 da Enasp, desembargador Walter da Silva. Ele ressaltou que são realizados júris diariamente e destacou o empenho do Tribunal de Justiça para liquidar os processos enquadrados na meta. O desembargador citou, ainda, a designação de magistrados para auxiliarem nos julgamentos e audiências e a contribuição da iniciativa para a sociedade. Ao final, agradeceu pela colaboração de instituições como Ministério Público, Defensoria Pública e Polícia Militar e exortou o público presente a comparecer ao encerramento da Semana, na próxima sexta, às 16h.

        A conselheira do CNJ Deborah Ciocci afirmou que, como representante da magistratura paulista, não poderia deixar de comparecer ao lançamento da Semana. “Espero estar presente também no encerramento.”

        “Os crimes dolosos contra a vida são, via de regra, aqueles que causam maior comoção social e exigem uma rápida resposta à sociedade”, afirmou Elliot Akel, segundo o qual a Corregedoria Geral da Justiça está atenta às metas do CNJ, em especial à Meta 4. “Nas visitas que venho fazendo ao interior do Estado, tenho testemunhado o trabalho incessante dos juízes para o julgamento desses processos o mais rapidamente possível.”

        Também prestigiaram a cerimônia os desembargadores Otávio Augusto de Almeida Toledo – responsável pela Coordenadoria Criminal e de Execuções Criminais do Tribunal de Justiça – e Luiz Edmundo Marrey Uint; os integrantes do Comitê de Mobilização da Meta 4 da Enasp, juízas Liza Livingston e Carla Montesso Eberlein e o defensor público Glauco Mazetto Tavares Moreira; a juíza diretora do Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães, Maria de Fátima dos Santos Gomes Muniz de Oliveira; o juiz presidente do 1º Tribunal do Júri, Alberto Anderson Filho; o juiz corregedor da Vara das Execuções Criminais, Paulo Sorci, e magistrados que atuam nos tribunais do júri instalados no Fórum Criminal da Barra Funda.

 

        Comunicação Social TJSP – RP (texto) / GD (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP