TJSP realiza Programa Saúde da Mulher

        A Secretaria da Área da Saúde (SAS) do Tribunal de Justiça de São Paulo realizou, nesta semana, o Programa Saúde da Mulher, destinado a magistradas e servidoras. O evento acontece há quatro anos, sempre no mês de março, em razão do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8. O objetivo é levar o público feminino a refletir sobre os cuidados com o bem-estar e a saúde.

        Dividido em dois dias de palestras, a abertura do programa aconteceu ontem (17), com a presença do secretário da Área da Saúde do TJSP, Tarcisio dos Santos, e do coordenador de Promoção à Saúde da SAS, Marcelo Angotti. A palestra da segunda-feira ficou a cargo do médico e coordenador de Assistência à Saúde da SAS, Valter da Cunha Sales, com o tema “Principais queixas ginecológicas em consultório”, que falou sobre tensão pré-menstrual (TPM), mioma, endometriose, gestação, planejamento familiar, infertilidade, esterilidade, menopausa, perda de libido, incontinência urinária e saúde das mamas.

        “O principal para a prevenção de todas essas enfermidades é que a mulher tenha uma alimentação saudável, faça atividade física regular, durma bem e saiba lidar com o stress. Comparecer a consultas médicas periódicas também é fundamental”, ressaltou Valter Sales.

        A palestra de hoje (18) – “A mulher pós-moderna: suas angústias, dores e prazeres” – ficou a cargo da psicóloga Raquel Rodrigues Soares, que também é professora na Universidade Senac. Raquel afirmou que a promessa de que com a tecnologia nossa vida melhoraria, não foi cumprida. “Vivemos em uma sociedade hiperativa. Tendemos a funcionar na lógica da máquina, em uma velocidade enlouquecida. Nesse cenário, vive o que denominei de mulher pós-moderna.”

        Para ela, a vida dessa mulher é preenchida por uma busca constante da perfeição. “Tenho que ser a melhor mãe, a melhor esposa, a melhor profissional, ser linda, magra e, ainda, ter uma vida sexual incrível. Esse comportamento tem feito a mulher adoecer.” Para fundamentar sua afirmação, apresentou dados da Organização Mundial de Saúde (OMS): até 2020 a depressão será a segunda causa de mortalidade no mundo, perdendo somente para doenças cardiovasculares. A palestrante deixou uma mensagem: “Vamos refletir sobre as escolhas que fazemos na vida”.

        As mais de 140 participantes puderam, ao final das duas palestras, realizar exames de enfermagem – aferição de pressão arterial, peso, altura e circunferência abdominal. Receberam, ainda, orientações sobre o como fazer o autoexame das mamas, e puderam agendar consultas com os médicos do quadro do Tribunal de Justiça.

 

        Comunicação Social TJSP – VG (texto) / AC e GD (fotos) 
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP