Presidente da Suprema Corte do Canadá visita Tribunal
A presidente da Suprema Corte do Canadá, Senhora Beverly McLachin, visitou hoje (22/11) o Tribunal de Justiça de São Paulo, onde foi recebida em audiência por seu presidente, o desembargador Celso Limongi (foto).
Acompanhada do cônsul geral do Canadá em São Paulo, Paul Brunet, Beverly McLachin conversou com o desembargador Limongi sobre as peculiaridades do Poder Judiciário canadense.
O presidente do TJSP descreveu a ela como é o trabalho da Justiça em São Paulo, enfatizando o elevado número de processos e as ações do Tribunal para agilizar sua tramitação, sobretudo a informatização.
A presidente da Suprema Corte do Canadá, relativa ao Supremo Tribunal Federal brasileiro, afirmou que “é um grande desafio para o Tribunal de São Paulo processar mais de 17 milhões de processos”, uma dimensão superior a todo o movimento judiciário de seu país.
Os dois conversaram também sobre as magistraturas do Brasil e do Canadá. Enquanto aqui para prestar concurso basta três anos de advocacia, lá são necessários 10. Segundo a Sra. McLachin, o primeiro ministro canadense só pode indicar ministros para a Suprema Corte do país que tenham ingressado na carreira com nota máxima.
Limongi e McLachin debateram também a necessidade de constante qualificação e atualização dos juízes. No Canadá, o mínimo de tempo que os juízes têm de cursos, por ano, é duas semanas, inferior a São Paulo.