Juizado Digital atinge 66,5% de acordos nas reclamações de outubro
O Juizado Especial Digital da capital recebeu em outubro passado 427 reclamações, das quais 284 obtiveram acordos, o que corresponde a 66,5% do total. Os atendimentos referem-se às empresas Eletropaulo, Embratel, Sabesp, Telefônica e Unibanco, que mantêm parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo.
Além das reclamações, deram entrada no setor mais 101 processos e feitos 252 atendimentos fora de competência do Juizado Digital. No total foram realizadas 497 audiências.
Inaugurado em 8 dezembro do ano passado, o local é um posto de atendimento rápido para reclamações sobre Direito do Consumidor e a primeira unidade judicial de São Paulo a funcionar sem papel.
O cidadão apresenta sua reclamação, que é registrada e digitalizada. A empresa é avisada por e-mail e o sistema informatizado agenda uma audiência de conciliação no prazo de até 15 dias. Nessa ocasião o problema já pode ser resolvido com acordo entre as partes, caso contrário, a reclamação se transforma em processo.
O Juizado Digital funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h, na estação do metrô São Bento, na capital. O Juizado Especial Digital é o Sistema de Atendimento Diferenciado do TJSP, o Expressinho, informatizado.