Projeto “Liga da Justiça” leva noções de cidadania a alunos da rede pública de Jaú

Juíza diretora do fórum e secretários municipais visitam escolas.

 

        Com o objetivo de levar noções de cidadania, direitos e deveres aos alunos da rede pública de Jaú, a comarca deu inicio em outubro ao projeto “Liga da Justiça”. Idealizada pela juíza diretora do fórum, Carina Lucheta Carrara, e realizada em parceria com a secretarias municipais de Educação, Justiça e Defesa da Cidadania e Políticas Públicas para as Mulheres, a iniciativa consiste em visitas às escolas em que são abordados de forma didática temas como drogas, crimes sexuais e violência doméstica.

        “O valor do projeto está em aproximar a Justiça e as instituições da comunidade, mostrando-as mais humanizadas e acessíveis, de forma a despertar a cidadania, valores e sentido de vida”, afirma a magistrada. “Essa presença também permite às crianças sentirem-se acolhidas e inspiradas a enxergarem e buscarem como possível um futuro promissor através dos estudos, na contramão das perspectivas (ou falta delas) que as drogas e a criminalidade crescente vêm forjando, sobretudo, nas comunidades mais carentes.”

        Na primeira edição do projeto, a juíza e os secretários municipais Daltira Maria de Castro Piragine Tumolo (Educação), Rafael Toniato Mangerona (Justiça e Defesa da Cidadania) e Cândida Cristina Coelho Ferreira Magalhães (Políticas Públicas para as Mulheres) visitaram alunos do 5º ano da rede pública de Jaú. Os encontros acontecem duas vezes na semana, pela manhã e à tarde, com apoio da equipe técnica da Secretaria de Educação.

        “Também deixamos a ‘urna da esperança’, que fica nas escolas durante a semana seguinte, coletando qualquer tipo de manifestação (anônima, se preferirem) que os alunos que participaram da palestra quiserem deixar para a Liga. Com isso, pretendemos sentir melhor a realidade de cada escola, a fim de aprimorar o projeto”, conta Carina Lucheta Carrara.

        A “Liga da Justiça” é inspirada no projeto “Cidadania e Justiça também se aprendem na escola”, desenvolvido na Comarca de São Carlos. No final das atividades, previsto para 13 de dezembro de 2019, haverá uma premiação para o aluno que elaborar a melhor redação baseada nos conhecimentos adquiridos no decorrer das visitas às escolas, texto que fará parte da primeira cartilha do projeto, a ser publicada na próxima edição. Também haverá premiação para o aluno que criar o melhor desenho para o logo oficial do projeto.

 

        Comunicação Social TJSP – LP (texto) / Divulgação (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP