Conhecimento faz a diferença

SGP ajuda público interno a se atualizar sobre sistemas.
 
A nova realidade do home office tornou ainda mais importante a atualização de profissionais com relação ao uso das ferramentas digitais disponíveis para o trabalho. Conhecer bem os sistemas informatizados, seus atalhos e configurações pode fazer a diferença nas atividades diárias, tornando-as mais fáceis e rápidas. Para auxiliar o público interno nessa atualização, o Tribunal de Justiça de São Paulo conta com um setor que elabora manuais e vídeos tutoriais sobre os sistemas usados na instituição. A Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento de Talentos, ligada à Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP 6), é responsável pelos materiais disponibilizados na página “Como Fazer na Prática” (www.tjsp.jus.br/comofazernapratica).
No local estão vídeos, apostilas e manuais para mais de 50 serviços, sistemas e funcionalidades do TJSP. É possível acessar, por exemplo, instruções para gravação de audiência virtual; informações sobre o Novo MovJud; dicas de uso do SAJ; peticionamento eletrônico intermediário para processo físico; conversão de processo físico em digital (digitalização pela parte); entre outros conteúdos. “A qualificação técnica é de extrema importância, principalmente diante da permanente evolução tecnológica. As pessoas que buscam capacitação estão um passo à frente e mostram comprometimento com o trabalho e com o aprimoramento dos serviços prestados”, afirma Gabriel Sormani, juiz assessor da Presidência para a área de Recursos Humanos.
 
Na prática
Para Carolina Pavan Borovik, servidora do 7º Ofício Cível de Campinas, os materiais produzidos para atualização são imprescindíveis, dada a variedade das ferramentas disponíveis. “A cada nova funcionalidade lançada pelo Tribunal, busco os vídeos e manuais para aprender rápido e da forma correta. Assim faço meu trabalho com mais rapidez e qualidade”, diz. Usuária contumaz da página “Como Fazer na Prática”, Carolina destaca a linguagem simples utilizada pela equipe da SGP 6. “São apostilas e vídeos claros e objetivos, de fácil compreensão, com passo a passo e informações bem compiladas por temas e ferramentas”, relata. Alguns dos conteúdos que mais ajudaram a servidora foram os materiais sobre a utilização do “Novo MovJud”, completo e com informações sobre as movimentações corretas do SAJ, que impactam na estatística do cartório.
Quem também aprova e elogia os materiais desenvolvidos pela Diretoria de Capacitação é a secretária de Tecnologia da Informação do TJSP, Rosely Padilha de Sousa Castilho. “A altíssima qualidade do material – claro, moderno e acessível – tem aproximado cada dia mais os nossos servidores das novas formas de trabalho”, afirma. Responsável pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas para o Judiciário paulista, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) tem na SGP 6, segundo Rosely, um respaldo fundamental para a concretude de seus trabalhos. “A capacitação possibilita o aperfeiçoamento e, consequentemente, o aumento de produtividade. É uma parceria de muito sucesso.”
 
Agilidade
A disponibilização dos materiais de capacitação também precisa ser ágil. O sucesso dos projetos depende da orientação correta de uso dos sistemas. Um exemplo é a ferramenta de agendamento do TJSP, lançada no início de agosto, com a retomada gradual das atividades presenciais. Para evitar aglomerações nos fóruns em razão da pandemia da Covid-19, passou a ser necessário agendar o atendimento presencial de partes e interessados e a apresentação do respectivo comprovante de agendamento (impresso ou no celular). Advogados ou seus estagiários também devem fazer agendamento para alguns serviços.
Para que o sistema estivesse no ar a tempo, cada uma das 2.041 unidades do Estado precisou configurar o aplicativo de acordo com a agenda do setor e foi aí que entrou o trabalho da SGP. Em poucos dias a diretoria desenvolveu um manual com orientações aos cartórios para essa configuração, além de produzir texto e vídeo voltados ao cidadão, explicando como efetuar o agendamento. “A ferramenta é um sucesso e temos recebido muitos elogios pelo tutorial que desenvolvemos”, conta o diretor da SGP 6, Hudson Carvalho de Camargo.
 
Capacitação 
O escopo do trabalho da Diretoria de Capacitação não se limita a ensinar as unidades cartorárias a como utilizar os sistemas que facilitam o processamento dos autos. Muito além disso, o objetivo é olhar para o Tribunal como um todo.
A excelência dos serviços prestados à sociedade passa, necessariamente, pela manutenção de um quadro funcional altamente qualificado e o TJSP oferece atividades para o desenvolvimento de competências e habilidades. Além dos cursos da Escola Judicial dos Servidores (Ejus) e da Escola Paulista da Magistratura (EPM), a Diretoria de Capacitação da SGP mantém o Portal de Educação Corporativa do TJSP – plataforma Moodle (http://www.tjsp.jus.br/moodle/) – destinado ao aprimoramento das atividades e, também, ao desenvolvimento das competências de gestão.
“Aliada à tecnologia, a capacitação EaD (ensino a distância) permite que uma determinada orientação chegue aos quatro cantos do Estado de São Paulo, de forma quase que imediata, em formato de curso, palestra, workshop, fóruns, apostila, guia rápido, vídeo tutorial. Tudo isso de maneira orientada (com tutoria) ou autodirigida (material autoinstrucional), colaborativas ou autodesenvolvidas, simultâneas ou não, a depender da necessidade”, destaca Hudson.
 
O que você encontra na página como fazer na prática
- Dicas de uso do SAJ: uma série de vídeos rápidos que explicam assinatura em segundo plano, cadastro e retificação de processos, expedientes, fluxo de trabalho, pauta de audiência e outros;
- Gravação de Audiência Virtual no Sistema SAJ – aplicativo Teams: além de um guia rápido, um vídeo tutorial com todas as instruções necessárias;
- Novo MovJud: apostilas e vídeos sobre preenchimento de formulários, painéis de BI e cautelas para evitar equívocos nas movimentações do SAJ que impactam na estatística da unidade;
- Peticionamento Eletrônico Intermediário para Processo Físico: manual de instruções para pesquisa, cadastro, incidentes com tramitação em apartado e outros;
- SAJ/PG5 – Versão 2.0: guia rápido e vídeos tutoriais sobre as novas funcionalidades;
- Acordo de na~o persecuc¸a~o penal – orientações sobre a tramitação do procedimento no sistema; 
- LEIA Precedentes: guias e vídeos sobre a ferramenta de inteligência artificial que ajuda a identificar processos envolvendo temas de precedentes em decorrência de recurso repetitivo, de repercussão geral, de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência. 
 
Acesse www.tjsp.jus.br/comofazernapratica e confira conteúdos para mais de 50 atividades, como taxas judiciárias, Sivec, BNMP, plantão, certidões e consulta de jurisprudência.

 

N.R.: texto originalmente publicado no DJE de 19/8/20. 

 
 
Comunicação Social TJSP – DM (texto) / LF (layout)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais: 
www.facebook.com/tjspoficial

        www.twitter.com/tjspoficial

        www.youtube.com/tjspoficial

        www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP