Comarca de Ilha Solteira recebe unidade do Cejusc

Evento on-line realizado na manhã desta segunda-feira (1º).

A solenidade de instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Ilha Solteira foi realizada. na manhã desta segunda-feira (1º). A unidade visa facilitar o acesso à Justiça, dando celeridade às causas e incentivando a resolução de conflitos por meio do diálogo. O evento, que aconteceu de forma virtual em razão das recomendações de segurança para evitar a propagação da Covid-19, marca a 235ª unidade do Cejusc no Estado de São Paulo.
O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador José Carlos Ferreira Alves, representando o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, disse que a instalação representa um ganho para toda a região. O magistrado ressaltou que, nos últimos oito anos, milhões de conflitos foram resolvidos de forma amigável - grau de eficácia superior a 96%. “Aqui é a vontade das partes que prepondera. Elas decidem o melhor caminho, de acordo com suas possibilidades e necessidades. O acordo, então, tem, por parte do Judiciário, uma atuação meramente homologatória. Essa é, também, a razão de tamanha eficiência”, contou.
Para o presidente da Seção de Direito Público do TJSP e coordenador da 37ª Circunscrição Judiciária (CJ) - Andradina, desembargador Paulo Magalhães da Costa Coelho, através da instalação de centros de conciliação, “que possuem extraordinário alcance social”, o Poder Judiciário se faz presente na vida das comunidades, levando eficiência na solução de conflitos, que deixam de transitar na estrutura de um processo.
Segundo o diretor do fórum de Ilha Solteira e coordenador do novo Cejusc, juiz Jamil Nakad Junior, a conciliação e a mediação são soluções permanentes da Justiça. “Esses métodos estão disponíveis no Poder Judiciário, pois conciliar é decisão inerente à vontade do litigante em qualquer esfera e em qualquer instância”, falou. O magistrado também afirmou que essas unidades promovem a desjudicialização de demandas e a elevação do espírito solidário entre todos. “O momento é de superação da cultura do litígio”, e complementou: “A instalação do novo Cejusc vem atender, de forma pragmática, a eficiência. O Cejusc facilita o acesso à Justiça”.
O prefeito de Ilha Solteira, Otávio Augusto Giantomassi Gomes, disse que a instalação marca mais um momento histórico para Ilha Solteira. “A sociedade mudou. Cada vez mais há necessidade de se buscar mecanismos de soluções rápidas para conflitos do dia a dia. Através do diálogo, intermediados por agentes capacitados, as partes poderão – elas mesmas – resolver suas questões de forma justa, rápida e pacífica”, discursou.
Também prestigiaram a solenidade o coordenador regional da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), juiz Antonio Fernando Sanches Batagelo, representando a presidente; os juízes Ana Flávia Jordão Ramos Fornazari (1ª Vara da Comarca de Pereira Barreto), Luciano Correa Ortega (2ª Vara de Pereira Barreto) e Rafael Almeida Moreira de Souza (3ª Vara de Santa Fé do Sul); o promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Ilha Solteira, Vinicius Barboza Scolanzi; o presidente da 199ª Subseção da OAB – Ilha Solteira e procurador do Município, Fabio Corcioli Miguel; o delegado de Polícia de Ilha  Solteira, Miguel Gomes da Rocha Neto; o comandante da 2ª Cia do 28º BPMI de Ilha Solteira, Cap. PM Jean Roger da Silva; prefeito de Itapura, Fábio Dourado; o presidente da Câmara Municipal de Itapura, vereador Alberto Batista do Nascimento; e a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ilha Solteira, Ana Paula Lucatto Kfouri.


Cejuscs - atendem demandas das áreas Cível e de Família, como Direito do Consumidor, cobranças, regulamentação ou dissolução de união estável, guarda e pensão alimentícia e regulamentação de visitas. Não há limite de valor da causa. Conciliadores ou mediadores auxiliam os envolvidos a buscar uma solução para o problema, sob a supervisão do juiz coordenador. Se houver acordo, ele é homologado pelo magistrado e tem a validade de uma decisão judicial.

Assista à solenidade.

 

  Serviço
Cejusc de Ilha Solteira
Endereço: Av. Brasil Norte, 1.680 – Zona Norte
E-mail: cejusc.ilhasolteira@tjsp.jus.br
Telefone: (18) 3743-3451
*Em razão da pandemia, o atendimento está sendo feito de forma virtual.

 

  Comunicação Social TJSP – SB (texto) / PS (reprodução e arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

  Siga o TJSP nas redes sociais: 
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP