Projeto Afin conscientiza sobre cuidados com a Primeira Infância em Nova Odessa

Iniciativa visa garantir proteção e futuro da criança.

 

 

    “Afeto” possui um significado amplo, para além de carinho, amor e dedicação por alguém. Quando se trata de afeto por crianças, pode e deve ser entendido como compromisso e responsabilidade familiar, social e institucional. É direito de toda criança viver em um ambiente verdadeiramente afetivo, que não só lhe proporcione uma vida emocional saudável, mas que também promova seu desenvolvimento em outras dimensões igualmente importantes (física, cognitiva, mental, motora etc.). Esse é o mote do projeto Afeto na Infância – Você afinado com seu filho (Afin), da Comarca de Nova Odessa.

    A iniciativa nasceu em 2017 com ações que estimulam a prática de habilidades parentais saudáveis na primeira infância, período que corresponde aos seis primeiros anos de vida. As atividades partem do princípio de que o vínculo adequado entre a criança e seu cuidador imediato possui valioso potencial de transformação individual, com grandes benefícios sociais.

    “Sempre quis fazer uma ação social na área da infância”, conta a juíza Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman, idealizadora do projeto e que atua em Nova Odessa desde 2013. A experiência da maternidade e a predileção por ações preventivas a orientaram para o trabalho com a primeira infância. “Ao me tornar mãe, busquei mais informações e achei importante compartilhar esse conhecimento. Aprecio outros projetos, mas queria trabalhar com ações que atacam a raiz dos problemas”, afirma.

    Cuidar do desenvolvimento logo na primeira infância – em todas as suas dimensões simultaneamente (saúde física, emocional, saneamento básico, segurança, convívio familiar e comunitário, por exemplo) – significa investir em uma geração mais saudável. Estudos científicos atestam que é o período em que o indivíduo inicia o desenvolvimento de sua personalidade e de suas potencialidades. Não por acaso, o cuidado com a primeira infância é um dos objetivos da Agenda 2030 da ONU, ou seja, uma meta global com foco na existência mais digna e justa para as crianças e gerações futuras.

 

    Atividades

    O projeto Afin promove várias atividades junto à comunidade, em articulação com a Prefeitura e a rede de proteção de garantias e direitos de crianças e adolescentes. No ano passado, com a pandemia, o projeto foi reformulado para setorizar as ações e disponibilizar algumas atividades no modo virtual, como as Rodas de Conversa, ação que integra o “Programa Afin de Paiz – Pais em paz com seus filhos”. Pais e mães encontram espaço de acolhimento e sigilo para dialogar sobre as dificuldades que encontram na educação de seus filhos, compartilhar experiências e receber orientações. “As rodas são realizadas com homens e mulheres separadamente, porque cada um traz um universo de relações diferentes”, esclarece Michelli Changman. “Buscamos trazer o olhar da criança na relação, porque, muitas vezes, os adultos se encerram no seu próprio olhar.”

    A equipe do Afin conta atualmente com 11 voluntários, que também realizam visitas virtuais de interação, para auxiliar na criação de vínculos mais saudáveis entre pais e filhos. Há o Grupo de Estudos para a Primeira Infância, realizado periodicamente, voltado para o público em geral, que busca motivar mais pessoas a realizar ações em prol da primeira infância.

    Também são promovidas palestras em escolas para alunos, educadores e pais, buscando a conscientização sobre o autocuidado e a empatia. Entre os temas, “Afeto na Infância (do planejamento familiar até a vida adulta)”; “Como impor limites aos filhos com afeto”; “Os primeiros anos de vida”; “Desenvolvendo as habilidades parentais”; “Violência doméstica e suas consequências para a infância” e “Sexualidade e Infância”. Em 2019, o projeto levou palestras para milhares de pessoas da região e chegou a contar com um público de 500 expectadores em um só evento.

    Outra frente de atuação é a preocupação com adolescentes que podem vir a se tornar mães e pais. O programa Sexualidade Consciente para Adolescentes tem uma avaliação positiva de 90% dos participantes e alerta sobre os riscos desta fase da vida, com foco na consciência sobre a responsabilidade em suas escolhas, abordando temas como planejamento familiar, prevenção de gravidez, uso de drogas e doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.

    Neste mês, o projeto Afin iniciou a 1ª Jornada de Debates: Plano Municipal da Primeira Infância para a salvaguarda das próximas gerações, um programa de sensibilização em parceria com a Prefeitura e a Câmara Municipal de Nova Odessa. No evento, que contou com apoio do Ministério Público, Defensoria Pública, OAB local, Associação dos Magistrados da Infância e Juventude (Abraminj) e Instituto Alana, foram discutidos os pontos essenciais para a construção do plano em municípios, sensibilizando políticos, empresários, dirigentes de instituições e líderes de comunidades da região. O ciclo de debates será retomado em 15 de setembro. A programação completa está disponível no site do projeto.

 

    Afeto na Infância - Você afinado com seu filho

    Em 2018, o Projeto Afin foi uma das cinco iniciativas vencedoras do Edital de Seleção de Experiências de Boas Práticas do Estado de São Paulo, promovido pelo Instituto Alana e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo. Até 2019, foram realizadas mais de 30 palestras, 20 reuniões de grupos de estudo, oito exposições de painéis e outras ações de sensibilização em redes sociais e junto a entidades de interesse.

    A sala sede do Projeto Afin é um anexo do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), onde acontecem conciliações nos processos da área de Família. As partes com filhos pequenos são convidadas a conhecer o projeto, que fornece orientações sobre vínculos parentais e suas consequências. No local há uma biblioteca com obras relacionadas ao tema, também aberta à visitação do público das 12h30 às 17 horas.

 

    Endereço: Av. João Pessoa, nº 1270, Bosque dos Cedros – Nova Odessa/SP

    Site: www.projetoafin.org

 

    N.R.: texto originalmente publicado no DJE de 30/6/17.

 

    Comunicação Social TJSP – CA (texto) / MK (layout)

    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:

    www.facebook.com/tjspoficial    

    www.twitter.com/tjspoficial

    www.youtube.com/tjspoficial

    www.flickr.com/tjsp_oficial

    www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP