Instrutor de polícia americano conhece atividades do GAJ

        O coronel Charles Saba, instrutor de polícia do condado de Lake, localizado na Flórida, Estados Unidos, visitou, nesta quarta-feira (29/9), o Grupo de Apoio ao Judiciário (GAJ), na sede da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis).
        A visita teve como objetivo apresentar um programa equivalente ao GAJ, existente nos EUA, chamado de “senior judge”. Nesse programa, os juízes e desembargadores aposentados dos tribunais do país trabalham como voluntários para auxiliar os magistrados que estão na ativa.
        Segundo Saba, o “senior judge” tem sido essencial para o bom funcionamento da justiça norte-americana. Ele acredita que o GAJ – que tem a mesma finalidade – será imprescindível para desafogar a nossa Justiça. “Precisamos unir forças para melhorar o funcionamento da Justiça. Juntamos o cérebro que conhece, com o cérebro que quer conhecer”, disse o coronel, referindo-se aos juízes aposentados e aos iniciantes.
        O coronel falou ainda, sobre o sistema prisional da Flórida e citou como exemplo uma prisão em flagrante por contravenção. Nesse caso, o policial faz o boletim de ocorrência no computador da viatura e a audiência tem que ser realizada em 24 horas. Na audiência, que antecede a prisão, o magistrado decide pela fiança ou pela condenação do acusado.  
        O desembargador Laercio Laurelli, responsável pela presença do coronel Saba, espera que a visita dê frutos. “Chamei o coronel para que ele, com sua experiência nos dê visão geral do funcionamento do 'senior judge' nos EUA. Já projetamos, para novembro, uma conferência com magistrados de Orlando, aqui no Brasil”, concluiu o desembargador.
       
        Assessoria de Imprensa TJSP – AM (texto) / AC (fotos)

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP