#ReciclaTJ: Comarca de Itapeva é destaque na arrecadação de material de escrita e esponjas para reciclagem

Prédios do TJSP participam da campanha.
 
 
A Comarca de Itapeva é destaque na campanha #ReciclaTJ, lançada há seis meses pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, arrecadando 23,7 quilos de materiais de escrita e esponjas sintéticas. Esses itens lotam os aterros sanitários e levam anos para a total decomposição, mas que podem ser reciclados. Para colaborar com a sustentabilidade, o TJSP disponibiliza em todos os seus prédios pontos de coleta.
A diretora de serviço de administração de Itapeva, Rute Helena Penteado Campos, conta que a divulgação da iniciativa também alcançou escolas do município e outros órgãos públicos, engajando a população. O cartório eleitoral, por exemplo, destinou material de escrita que não seria mais utilizado após as eleições de 2022. “Se cada um contribuir com pequenas ações, juntos podemos transformar o planeta. Essa iniciativa possibilita que os itens arrecadados sejam reutilizados da maneira correta”, destaca a servidora.
Também participaram e pontuaram na campanha as comarcas de Campinas, Guarulhos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Bernardo do Campo, Sorocaba e Tietê e, na Capital, o prédio Administrativo da Patriarca e o Fórum João Mendes Júnior.
 
#ReciclaTJ
Qualquer pessoa pode participar: basta se dirigir ao fórum mais próximo para entregar os materiais coletados na campanha. São aceitos: esponja sintética, lápis grafite e colorido, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, marca-texto, marcadores permanentes e marcadores de quadro branco, bem como as respectivas embalagens de todos esses materiais.
Por meio da coleta no Judiciário paulista, os produtos passarão por um projeto de logística reversa da empresa Terracycle, em parceria com a Faber Castell e a Scotch Brite, para serem transformados em pellets, matéria-prima utilizada para a confecção de outros objetos, como bancos e lixeiras. A campanha traz benefícios não só ao meio ambiente, mas também à coletividade, pois cada prédio acumula pontos que serão convertidos em verbas a serem doadas a escolas públicas ou instituições sem fins lucrativos. Consulte o endereço do local mais próximo aqui.
A iniciativa está inserida no projeto de aprimoramento na gestão de resíduos sólidos e visa dar cumprimento à Meta 8.1 do Plano de Logística Sustentável do TJSP 2021/2026, à Política Nacional de Resíduos Sólidos e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Participe e transforme! #ReciclaTJ

Comunicação Social TJSP – GC (texto) / JT (arte) 
imprensatj@tjsp.jus.br

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial    
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp  

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP