Consepre se reúne no RJ para debate de temas recorrentes aos tribunais estaduais

São Paulo representado pelo presidente do TJSP.

 

O Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) realiza entre os dias 13 e 15 de março, na cidade do Rio de Janeiro, o X Consepre, com o objetivo de discutir questões atinentes à eficiência da prestação jurisdicional e à representatividade institucional dos tribunais estaduais, que representam grande movimentação judiciária no atendimento à população. Durante os dias de evento, os magistrados abordarão temas específicos, como cooperação entre os tribunais, inclusão digital e gestão eficiente, além de compartilhar experiências e boas práticas.

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, representou o Poder Judiciário paulista. Na programação destacam-se temas como: “Os desafios do Poder Judiciário no novo milênio”, “Imprensa e Justiça”, “Gestão com eficiência”, “Cooperação entre os Tribunais”, “Ponto de Inclusão Digital (PID) e outros Projetos”, entre outros.

 

Abertura dos trabalhos – O X Consepre teve início na noite de ontem (13) e prossegue até amanhã, sexta-feira. A cerimônia de abertura, realizada no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, reuniu 23 presidentes de tribunais estaduais e representantes dos demais Poderes. Os presidentes dos TJs foram recebidos pelo presidente do TJRJ e vice-presidente de Relacionamento Institucional do Consepre, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, ao lado do presidente do Conselho e do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos Alberto França. Em suas palavras, resumiu o intuito do encontro: “vamos levar para nossos estados, após o evento, as experiências que deram certo em outros tribunais. A troca de ideias serve de engrandecimento para o Poder Judiciário. Essa parceria entre os tribunais é fundamental e quem ganha é a sociedade”. 

O governador Cláudio Castro e o prefeito Eduardo Paes participaram da mesa de abertura junto com o presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar; o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador Guilherme Calmon; a defensora pública-geral do Estado do Rio, Patrícia Cardoso; o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Márcio Pacheco; a presidente da Amaerj, juíza Eunice Haddad; o subprocurador-geral de Justiça de Assuntos Cíveis e Institucionais do Estado do Rio, Marlon Cordovil; o subprocurador-geral do Estado do Rio, Rogério Guimarães; e o procurador-geral do Município do Rio,  Daniel Bucar.

Ao final, a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, da Ação Social pela Música do Brasil, realizou uma apresentação. Compareceram ao evento os presidentes de tribunais, desembargadores Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos (TJPA); Ricardo de Oliveira Paes Barreto (TJPE); Fernando Antonio Torres Garcia (TJSP); José Arthur de Carvalho Pereira Filho (TJMG); Clarice Claudino da Silva (TJMT); Alberto Delgado Neto (TJRS); Antônio Abelardo Benevides Moraes (TJCE); João Benedito da Silva (TJPB); Manoel de Sousa Dourado (TJPI); Amílcar Maia (TJRN); Fernando Tourinho de Omena Souza (TJAL); Gilson Felix dos Santos (TJSE); Nélia Caminha Jorge (TJAM); Luiz Fernando Tomasi Keppen (TJPR); José Cruz Macedo (TJDF); Regina Célia Ferrari Longuini (TJAC); Sérgio Fernandes Martins (TJMS); Raduan Miguel Filho (TJRO); Ângela Maria Ribeiro Prudente (TJTO); Jésus Rodrigues do Nascimento (TJRR); e Adão Carvalho (TJAP).

 

Consepre – O Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) foi criado no dia 5 de novembro de 2021, após a união do Conselho de Tribunais de Justiça e do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça. O objetivo é consolidar uma linha de entendimento nacional em termos de reestruturação da representatividade institucional dos presidentes dos TJs brasileiros.


* Com informações do TJRJ (MG/FS) / 
Brunno Dantas e Felipe Cavalcanti (fotos)

 

Comunicação Social TJSP
imprensatj@tjsp.jus.br

Siga o TJSP nas redes sociais: 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP