TJSP e entidades da Advocacia dialogam sobre sistema eproc
Reunião no Palácio da Justiça.
Magistrados do Tribunal de Justiça de São Paulo e representantes da Advocacia paulista reuniram-se, nesta quarta-feira (29), no Palácio da Justiça, para tratar de propostas de aprimoramento do sistema eproc. O encontro reforçou a relação de diálogo permanente entre o TJSP e as entidades da classe, voltada ao aperfeiçoamento contínuo da plataforma eletrônica.
O coordenador da área de Tecnologia da Informação do Tribunal, desembargador Antonio Carlos Alves Braga Junior, explicou como é feita a tramitação das sugestões de melhoria. As demandas são debatidas na comunidade eproc, grupo nacional que reúne representantes dos tribunais que utilizam o sistema. “O eproc está presente hoje em 20 tribunais, abrangendo três ramos da Justiça — Federal, Estadual e Militar. Esse modelo colaborativo tem se mostrado extremamente produtivo, permitindo a troca de experiências e o aperfeiçoamento constante do sistema”, afirmou o magistrado.
A presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), Renata Castello Branco Mariz de Oliveira, destacou a abertura e a transparência do Tribunal no diálogo com a Advocacia. “Temos encontrado no TJSP um canal de diálogo muito aberto. As entidades representam os advogados e trazemos as demandas da classe, contribuindo de forma construtiva para o aprimoramento da prestação jurisdicional”, afirmou.
Entre os temas debatidos estiveram questões técnicas, como intimações e fluxos de trabalho, que seguem em avaliação pelo Tribunal. O juiz assessor da Presidência na área de Governança de Sistemas, Cristiano de Castro Jarreta Coelho, ressaltou que o TJSP tem aproveitado a implantação do eproc para revisar procedimentos internos e repensar rotinas de trabalho. “Mais do que uma mudança tecnológica, trata-se de uma transformação cultural. É uma oportunidade de criar fluxos mais eficientes e gerar ganhos reais para magistrados, servidores, advogados e jurisdicionados”, afirmou. O Tribunal também tem investido em capacitação contínua de magistrados e servidores para fortalecer a adaptação ao novo sistema e consolidar essa nova etapa da Justiça digital no Estado.
Também participaram do encontro o juiz assessor da Presidência para a área de TI, Felipe Albertini Nani Viaro; os diretores da AASP, Antonio Carlos de Oliveira Freitas e Rogério Lauria Marçal Tucci; a conselheira do Instituto dos Advogados de São Paulo, Roberta Cristina Paganini Toledo; o conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Marcio Leme; e os secretários do TJSP Marco Antonio Lopes Samaan (TI) e Fabiano Sousa Martins (Governança de Sistemas), além de servidores das duas secretarias.
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / KS (foto)
	Siga o TJSP nas redes sociais: 
	www.facebook.com/tjspoficial 
	www.x.com/tjspoficial 
	www.youtube.com/tjspoficial 
	www.flickr.com/tjsp_oficial 
	www.instagram.com/tjspoficial 
	www.linkedin.com/company/tjesp 
