TJSP promove atendimento de auriculoacupuntura para servidores
Evento em comemoração ao Dia dos Pais.
A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e a Diretoria de Apoio aos Servidores (Daps) do Tribunal de Justiça de São Paulo, em ação com a Escola de Terapias Orientais de São Paulo (ETOSP), realizaram, hoje (14), atendimentos de auriculoacupuntura com sementes no Fórum João Mendes Júnior. Cerca de 250 servidoras e servidores participaram da atividade, que integrou as comemorações do Dia dos Pais do TJSP.
Os atendimentos individuais foram feitos por 20 profissionais da ETOSP, instituição que conta com professores certificados pela World Federation of Acupunture-Moxibustion Societies (WFAS), órgão consultivo da Organização Mundial de Saúde (OMS). O primeiro passo foi uma triagem para relato de sintomas e queixas. Em seguida, pequenas sementes de mostarda foram fixadas em pontos estratégicos da orelha, criando pressão na área trabalhada.
A professora Tânia Hokazono, responsável da ETOSP pela supervisão dos trabalhos, explicou que a técnica estimula o sistema neural a partir da pressão de pontos específicos. “A orelha possui um ramo de nervos que se conecta à parte cerebral do sistema nervoso, permitindo que a partir dali sejam trabalhados os neurônios em uma região de dor, seja muscular, de um órgão ou víscera. Conseguimos trabalhar questões físicas e mentais para que haja maior equilíbrio e a pessoa tenha mais qualidade de vida”, afirmou.
A servidora Mariely Adelaida Corporan Espinal, uma das primeiras a ser atendida, relatou seu interesse na prática. “Já tinha feito acupuntura uma vez e hoje a profissional me explicou sobre mais alguns pontos que seriam estimulados a partir do que conversamos durante o atendimento, inclusive alguns que eu não conhecia”, disse. Já o servidor Ubirajara Rodrigues da Silva teve seu primeiro contato com a técnica. “A experiência foi muito boa, o atendimento é nota dez e recebemos todas as explicações”, salientou.
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / LC (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: