Comunicação Social

Notícia

TJSP inicia fase de testes do migrador de processos para o eproc

Ferramenta permitirá transição segura e gradual.


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) avança em mais uma etapa estratégica da implantação do eproc. As equipes das secretarias de Governança de Sistemas (SGS) e de Tecnologia da Informação (STI) estão trabalhando na fase de testes do migrador de processos — ferramenta que permitirá às unidades judiciais transferir, com segurança e de forma gradual, os feitos em tramitação no SAJ para o novo sistema.
Em um primeiro momento foram realizadas migrações controladas, com a participação da Unidade de Processamento Judicial (UPJ) dos Juizados Especiais Cíveis (JECs) de Campinas, que ajudou a identificar pontos de aperfeiçoamento e de performance. “A possibilidade de trabalhar todos os processos no mesmo sistema facilitará muito a rotina e evitará o uso simultâneo de duas plataformas. É um avanço significativo”, afirma a coordenadora da UPJ, Natália Lopes Reato.
Com as melhorias implementadas na primeira versão, o migrador agora será usado por mais três unidades: as duas varas do JEC Central da Capital e a vara do JEC de Pilar do Sul. O desempenho será acompanhado pelas equipes técnicas por algum tempo e, assim que a ferramenta estiver homologada, será definido e divulgado o cronograma de migração para as competências já contempladas com o eproc.
O juiz assessor da Presidência na área de Governança de Sistemas, Cristiano de Castro Jarreta Coelho, ressalta que a migração ocorrerá de forma gradual, respeitando o ritmo e as condições de cada unidade. “Queremos entregar uma ferramenta intuitiva, estável e segura, que permita uma transição tranquila, amparada por capacitação e suporte técnico”, afirma. Quando o migrador for disponibilizado, as unidades receberão material de apoio com orientações detalhadas, incluindo o saneamento prévio da base processual, etapa importante para garantir uma transição segura e sem intercorrências.

Consulta processual
Para que as partes tenham mais facilidade na pesquisa de seus processos – pois podem não saber se o feito já foi migrado do SAJ para o eproc, especialmente durante o período de transição – o TJSP desenvolveu a área de Consulta Processual Unificada. O usuário informa apenas o número da ação e o grau de jurisdição e automaticamente é direcionado para o andamento no sistema onde o feito está tramitando — SAJ ou eproc. Acesse a Consulta Processual Unificada.

Comunicação Social TJSP – CA (texto) / LF (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP