Fórum de Santos recebe unidade para coleta de DNA do Imesc
Maior celeridade a processos de paternidade.
O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) inaugurou, na segunda-feira (1º), unidade de atendimento para coleta de DNA no Fórum da Comarca de Santos. O equipamento possibilita maior rapidez no andamento de processos de investigação de paternidade nas comarcas da Baixada Santista. Na ocasião, foram realizadas dez coletas de material biológico.
A juíza diretora do fórum, Renata Sanchez Guidugli Gusmão, enfatizou a importância da instalação e enalteceu a parceria com o instituto. “A coleta de DNA trará uma grande celeridade aos processos envolvendo este tema, beneficiando a população. O Imesc, nestes últimos tempos, tem se mostrado um grande parceiro do Judiciário”, declarou.
Para o superintendente do Imesc, Alexandre Pessôa, “cada perícia realizada significa um passo importante na garantia de direitos fundamentais, como o reconhecimento de paternidade, acesso a pensão alimentícia, herança e fortalecimento dos laços familiares”.
Esta é a 22ª unidade própria de atendimento do Imesc, autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo. A estrutura conta com duas salas, uma destinada à recepção e outra exclusiva para a coleta de material biológico, com capacidade de atendimento de 25 a 30 pessoas por dia. Atuam na unidade profissionais do Imesc e do Tribunal.
Mutirões - Além do atendimento em unidades próprias, o Imesc e o Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Corregedoria Geral de Justiça, realizam mutirões para agilizar a tramitação dos processos e assegurar aos jurisdicionados avaliações técnicas precisas em comarcas do estado. Confira os próximos:
- Jales, Fernandópolis, Votuporanga e São José do Rio Preto: 11 e 12 de setembro
- Capital – Foro Regional do Tatuapé: 25 de setembro
- Capital – Foro Regional Nossa Senhora do Ó: 9 de outubro
- Andradina: 23 e 24 de outubro
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / Divulgação (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.x.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp