Comunicação Social

Notícia

Provas orais do 13º Concurso de Cartórios têm início no Fórum João Mendes Júnior

Integrantes do CSM prestigiam atividades.

 

As provas orais do 13º Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Notas e de Registro do Estado de São Paulo tiveram início na segunda-feira (1º), no Fórum João Mendes Júnior, e seguem até 9/10. Ao todo, 430 candidatos participam desta etapa, com cerca de 18 arguições por dia, conforme sorteio realizado. Nesta quinta-feira (4), o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, acompanharam o início dos trabalhos do dia. Também estava presente o desembargador Marcelo Martins Berthe. O presidente da banca examinadora, desembargador Francisco Antonio Bianco Neto, abriu a sessão e saudou os magistrados que prestigiaram os trabalhos.

O presidente do TJSP parabenizou os integrantes da comissão pela condução do certame, reiterou o apoio institucional do Tribunal e destacou sua importância para a manutenção da excelência dos serviços extrajudiciais. Cumprimentou, ainda, a equipe de organização, na pessoa da servidora Patrícia Manente. Ressaltou que a continuidade das seleções públicas na atividade extrajudicial em São Paulo é motivo de honra e orgulho para o Estado. “Esse é mais um concurso conduzido com muita competência, lisura e transparência”, disse o desembargador Fernando Antonio Torres Garcia. O magistrado enfatizou, por fim, a responsabilidade da banca de preservar o elevado padrão de qualidade do extrajudicial paulista, referência nacional, e desejou sucesso e tranquilidade aos candidatos.

O corregedor-geral da Justiça cumprimentou os integrantes da comissão e ressaltou o avanço contínuo dos serviços notariais e registrais. “No final da década de 90 trabalhei nas correições. Hoje volto em algumas unidades que estive naquela época, agora como corregedor-geral, e constato a elevação da qualidade, graças à realização dos concursos públicos”, afirmou o desembargador Francisco Eduardo Loureiro. Ele destacou, ainda, o orgulho paulista por São Paulo ser o único estado a ter realizado, com êxito, 13 concursos para outorga de delegações.

 

Sobre o concurso

O edital, disponibilizado em março de 2024, prevê 214 serventias – 146 para provimento e 68 para remoção, sendo 11 reservadas aos candidatos com deficiência e 29 para candidatos negros. O certame é dividido prova objetiva de seleção, prova escrita e prática, exame psicotécnico, pontuação de títulos e exame oral. Do total de inscritos (11.320), 430 foram aprovados para a etapa final, que se estenderá até 9 de outubro.

 

  O Tribunal de Justiça de São Paulo foi o primeiro do País a realizar concursos para provimento das unidades extrajudiciais. A outorga, nos critérios de provimento e remoção, observa os princípios constitucionais para preenchimento das vagas, nos termos do artigo 236, § 3º, da Constituição Federal. Serviços notariais e de registro são aqueles de organização técnica e administrativa destinados a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos.

A Comissão é composta pelos desembargadores Francisco Antonio Bianco Neto (presidente) e Roberto Maia Filho (suplente); pelos juízes Domicio Whately Pacheco e Silva, Guilherme Silveira Teixeira, Leonardo Caccavali Macedo e Daniel Serpentino (suplente); pelos representantes do Ministério Público, Fábio Henrique Franchi e Arthur Antonio Tavares Moreira Barbosa (suplente); pelos representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, Wilson Levy Braga da Silva Neto e Rachel Letícia Curcio Ximenes de Lima Almeida (suplente); pelos registradores Fátima Cristina Ranaldo Caldeira e Bruno Santos Marinho (suplente); e pelos tabeliães Paulo Eduardo Nori Mortari e Carlos Alexandre Reato Araujo (suplente).  

Nesta quinta-feira (4), acompanharam a abertura dos trabalhos os juízes assessores da Corregedoria Geral da Justiça Ricardo Felício Scaff, Cristina Aparecida Faceira Medina Mogioni, Luciano Gonçalves Paes Leme e Stefânia Costa Amorim Requena. Na segunda-feira (1º), início das provas orais, também esteve presente o juiz assessor da Presidência Josué Modesto Passos.

 

Comunicação Social TJSP – CA (texto) / PS e LC (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br

  Siga o TJSP nas redes sociais:

www.facebook.com/tjspoficial www.x.com/tjspoficial www.youtube.com/tjspoficial www.flickr.com/tjsp_oficial www.instagram.com/tjspoficial www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP